Análise Competitiva: Smeargle

09-10-2016 21:47

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Análise Competitiva: Smeargle

Depois de uns bons meses de pausa, hoje trago-vos mais uma análise competitiva, desta vez, iremos analisar o Smeargle, quer em Singles (Smogon), quer em Doubles (VGC).

Overview:

(Fonte: Bulbapedia)

Inicialmente, ao olharmos para os stats, podemos ver que são absolutamente patéticos, sendo o seu melhor stat o Speed, com apenas uma base de 75 (podendo chegar até aos 139 a nível 50, ou até aos 273 a nível 100), tendo uma base total de apenas 250. Para além disso, Technician é completamente inútil (uma vez que o seu ataque é demasiado baixo para que possa ser usado) e Own Tempo previne Confusion, o que até pode dar jeito. Moody, a sua habilidade secreta, é um dos factores que torna o Smeargle um dos Pokémon mais usados em VGC, embora esteja banida na Smogon, excepto no tier AG (Anything Goes). Contudo, o que torna o Smeargle um Pokémon usável, é o facto de que ele pode usar qualquer move no jogo, permitindo criar um bom support Pokémon. Assim sendo, vou recomendar um set para Singles e outro para Doubles.

Singles

Smeargle

Item: Focus Sash

EVs: 252 HP, 4 Def, 252 Speed

Nature: Timid

Ability: Own Tempo

Moves: Spore/ Dark Void

                Sticky Web

                Stealth Rock

                Explosion/Spikes/Nuzzle/Taunt

Devido aos seus stats, o Smeargle deve de ser usado como uma lead suicida, cujo objectivo é facilitar o trabalho da sua equipa, “poluindo” o campo do oponente. Focus Sash é fundamental, uma vez que permite que o Smeargle sobreviva a um golpe, procedendo assim à realização do Spore ou Dark Void no oponente (Spore, embora tenha 100% de accuracy, não afecta Grass-types ou que tenham Safety Goggles, enquanto que o Dark Void afecta todos, mas tem uma accuracy de 85%), colocando-o a dormir, de modo a que possa então colocar os entry hazards, recomendando-se que seja dada a prioridade ao Sticky Web, uma vez que reduz a velocidade de todos os Pokémons que entrem em campo, colocando-se então o Stealth Rock (a não ser que haja uma grande quantidade de Flying -types ou com Levitate, nesse caso, a prioridade deve ser dada ao Stealth Rock, uma vez que esses são imunes à Sticky Web). Para último move, Explosion é bom para impedir que o oponente faça o Rapid Spin, de movo a tirar os entry hazards colocados; Spikes é uma opção, caso se queira colocar ainda mais entry hazards, no entanto é a menos recomendada, uma vez que grande parte das equipas têm sempre um Rapid Spinner ou Defoger; Nuzzle é uma opção, caso se queira paralisar a lead do oponente, bom para leads que tenham taunt (como por exemplo, Azelf) e Taunt é uma opção para impedir o Defog, depois de colocar os entry hazards.

Doubles

Smeargle

Item: Focus Sash

EVs: 252 HP, 4 Def, 252 Speed

Nature: Timid

Ability: Moody

Moves: Dark Void

                Spiky Shield

                Wide Guard

                Fake Out/Crafty Shield/Follow Me

O facto de o Smeargle ser um dos Pokémons mais usados em VGC 2016, é pelo facto de ter acesso a Dark Void, conseguindo colocar os dois Pokémons do oponente ao mesmo tempo a dormir. Spiky Shield é bom para proteger, causando algum dano caso o move seja de contacto. Wide Guard é essencial, num metagame reinado por Primals e Xerneas, onde Wide moves, como Origin Pulse, Precipice Blades e Dazzling Gleam são bastante comuns. Por fim, Fake Out é uma boa opção, uma vez que o flinch garantido pode ajudar o parceiro do Smeargle a fazer set-up; Crafty Shield é excelente para contrariar outros Smeargles, uma vez que protege a equipa de stat moves, anulando assim o Dark Void do oponente e Follow Me pode ser uma boa maneira de redireccionar ataques para o Smeargle, de modo a facilitar que o parceiro faça set-up.

E este mês é tudo, espero que tenha sido útil e, caso queiram que um Pokémon seja analisado ou uma equipa vossa, basta apenas enviarem mensagem para a página de facebook do Pokénavegador.

~Sparkxs

 

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

 

Comentários