Análise de Equipas #3

31-12-2015 16:41

E para finalizar o ano, estamos de volta com a rúbrica de análises de equipas competitivas. Se tens uma equipa e gostavas de a ver analisada, então manda-nos uma mensagem privada com a mesma, indicando o formato em que ela se insere e a geração da mesma. Este mês iremos analisar mais uma equipa da 3ª geração, enviada pelo Tiago Rafael.

Blaziken (M) sem item

Habilidade: Blaze

EVs: 49 HP / 39 Atk /42 Def /42 Sp.Atk/  25 Sp.Def / 70 Spe 

Natureza: Docile

Moves (ataques):

- Blaze Kick

- Peck 

- Ember 

- Double-Kick

Descrição: Bom, para o Blaziken, apenas me falta aumentá-lo os niveis para ficar um pouco mais forte e para ganhar ataques, e o que me falta é um item para ele, se me derem uma opinião de qual o melhor item, eu agradecia :).

 

Lairon (M) sem item

Habilidade: Rock Head

EVs: 95 HP / 31 Atk /33 Def /73 Sp.Atk/ 32 Sp.Def / 81 Spe 

Natureza: Naive

Moves (ataques):

- Rock Tomb

- Rock Slide 

- Headbutt 

- Iron Tail

Descrição: Falta-me aumentar os niveis para ele evoluir para Aggron, e tambem pedia que me ajudassem no item para lhe dar.

 

Shiftry (M) Item: Amulet Coin (temporário)

Habilidade: Early Bird

EVs: 55 HP / 25 Atk /13 Def /41 Sp.Atk/  34 Sp.Def / 41 Spe 

Natureza: Docile

Moves (ataques):

-Leaf Blade

-Faint Attack

-Extrasensory

-Razor Leaf

Descrição: Precisava de saber um item bom para ele, tem o amulet coin, mas é temporário.

 

Manectric (M) sem item

Habilidade: Lightningrod

EVs: 46 HP / 31 Atk /36 Def /69 Sp.Atk/  21 Sp.Def / 70 Spe 

Natureza: Timid

Moves (ataques):

- Bite

- Shock Wave 

- Quick Attack

- Spark

 

Descrição: Falta-lhe um Item, precisava de ajuda ao decidir.

 

Altaria (M) Item: Heart Scale

Habilidade: Natural Cure

EVs: 7 HP / 18 Atk /25 Def /26 Sp.Atk/  1 Sp.Def / 14 Spe 

Natureza: Relaxed

Moves (ataques):

-Dragon Claw

-Dragonbreath

-Steel Wing

-Aerial Ace

Descrição: Bom, primeiro de tudo gostava de perguntar se o item que ele está a utilizar é bom para ele, e tambem sugestões de ataques para o Altaria.

 

Sharpedo (F) Lv.40

Habilidade: Rough Skin

EVs: 67 HP / 70 Atk /59 Def /70 Sp.Atk/  70 Sp.Def / 70 Spe 

Natureza: Serious

Moves (ataques):

- Scary Face (temporario, dps trocarei por Skull Bash)

-Slash  

- Poison Fang 

- Crunch

Descrição: Se pudessem dizer um item, e ataques melhores para ele, com TM'S

 

Mais uma vez, temos uma equipa um pouco casual, uma vez que a mesma é formada por Pokémons de Hoenn apenas, no entanto, tal factor não condiciona em nada a análise que será feita. Antes do mais, um aspecto importante a notar, é que a equipa tem fraquezas a todos os tipos, excepto Ghost, Steel e Normal. Os tipos que podem causar mais problemas à equipa são: Fighting e Ground. Ice, Bug e Flying também são perigosos.

Passemos aos Pokémons

Blaziken: Bem, o Blaziken sempre foi um Pokémon mediano relativamente viável e o facto de ter tanto o Atk como o Sp. Atk elevado, significa que ele consegue tirar bom partido de ambos os stab type moves. Sendo assim, a minha recomendação para o Blaziken, seria a seguinte:

Blaziken (M) Leftovers

Habilidade: Blaze

EVs: 232 Atk/ 80 Sp.Atk/ 196 Speed 

Natureza: Naive (+Speed, - Sp.Def)

Moves (ataques):

- Flamethrower/Fire Blast/Overheat (Consoante a preferência. Fire Blast é muito forte, mas tens sempre o risco de falhar. Flamethrower não é tão forte, mas acerta sempre, enquanto que o Overheat é o mais forte e tem uma chance muito reduzida de falhar, no entanto, enfraquece imenso o sp.atk do Blaziken, o que pode forçar a troca, caso se pretenda usar de novo o Overheat ou o Thunder Punch).

- Sky Uppercut (O 2º fighting type move mais forte que o Blaziken obtém. Focus Punch é sem dúvida nenhuma o mais forte, no entanto, é muito pouco viável, uma vez que quase força que o Blaziken tenha Substitute para ser usado com sucesso, o que levaria ao sacrifício de um dos moves abaixo).

- Rock Slide (Cobre uma das fraquezas do Blaziken que são os de tipo Flying e possui uma agradável chance de 30% de flinch).

- Thunder Punch (Cobre também uma das fraquezas do Blaziken, neste caso, os de tipo Water).

Aggron: Como não estamos na 5ª ou na 6ª geração, não existe ainda o Eviolite, assim que irei referir-me ao Lairon como se já tivesse fully evolved (e o Aggron é melhor que Eviolite Lairon de qualquer das maneiras). O Aggron, embora seja lento, é um Pokémon muito resistente do lado físico, e com um ataque relativamente elevado, os seus ataques ainda vão doer. A minha sugestão é a seguinte:

Aggron (M) Leftovers

Habilidade: Rock Head

EVs: 228 HP/ 252 Atk/ 28 Sp.Atk 

Natureza: Brave (+Atk, -Speed)

Moves (ataques):

- Ice Beam (Os EVs no Sp. Atk são precisamente para este ataque, uma vez que Ice é Special. Mesmo tendo pouco Sp. Atk, o objectivo deste ataque é o de permitir ao Aggron tratar de Pokémons de tipo Ground que normalmente conseguiriam aguentar bem os seus golpes, tais como por exemplo, o Gligar. Para além disso, também é excelente para surpreender ameaças como o Salamence e o Dragonite).

- Rock Slide (Main stab do Aggron, vai causar bom dano a tudo o que resista. O flinch não interessa muito neste caso, uma vez que o Aggron é muito lento).

- Thunder Wave/ Substitute (Thunder Wave é excelente, uma vez que resolve o problema do Speed do Aggron, já para não falar que facilita a vida ao resto da equipa. Substitute é uma boa escolha, caso se escolha usar Focus Punch como 4º move).

- Iron Tail/ Focus Punch (Iron Tail é outro stab move do Aggron. Causa ainda mais dano que o Rock Slide, mas infelizmente, tem uma accuracy que deixa a desejar. Mas também não estamos na 4ª geração, assim que não há Iron Head para ninguém. O Metal Claw tem boa pontaria no entanto… Mas ninguém no seu perfeito juízo iria usar Metal Claw (E Iron Tail também não, mas à falta de melhor). Caso o Substitute tenha sido escolhido acima, então Focus Punch é o ideal, uma vez que causa imenso dano a tudo o que não resista ou seja do tipo fantasma, já para não falar que tem excelente accuracy).

Shiftry é um Pokémon engraçado, com moves engraçados. Infelizmente, os seus stab moves são special attacks e o seu Attack stat é superior ao Sp. Atk. Para além disso, o Shiftry não aprende moves fortes de tipo Grass (Leaf Blade é exclusivo do Spectile, ou supostamente era, mas estou a ver que o jogo de onde este Shiftry vem deve ter ignorado isso. Solar Beam demora um turno a carregar, o que faz dele um mau move, a não ser que esteja sol) ou Dark (Dark Pulse ainda não existe e o Shiftry não aprende Crunch). Passemos às recomendações:

Shiftry (M) Leftovers

Habilidade: Early Bird

EVs: 60 HP/ 252 Atk/ 196 Spe

Natureza: Naugthy (+Atk, -Sp.Def)

Moves (ataques):

-Leaf Blade (Bem, uma vez que o Shiftry neste jogo aprende Leaf Blade, é o main stab dele, excelente para tratar de Pokémons de tipo Water e Ground, que são ameaça ao Blaziken e ao Aggron).

-Shadow Ball (Excelente combo com Brick Break, não existe nenhum Pokémon que resista a ambos).

-Brick Break (Para além da combinação com Shadow Ball, ainda destrói Reflects, Light Screens e trata de uma das fraquezas do Shiftry, que são os Ice type Pokémons).

-Explosion/ Fake Out (O Shiftry está quase a ser derrotado? O teu oponente colocou um Pokémon que te ameaça a equipa toda, mas se te livrares dele, o combate fica muito mais facilitado? Então Explosion, é o move ideal para o Shiftry. Boa base 100 atk, juntamente com o Explosion, tudo o que não sejam Ghost Types, um Aggron ou um Skarmory será destruído… ou ainda levará bom dano. Fake Out é para obter um free attack cada vez que o Shiftry entra em combate e sim, é um move relativamente útil, mesmo que não seja uma Mega Ken… Kangaskhan a usá-lo).

Seguidamente temos o Manectric, que é overall, um bom Pokémon eléctrico, uma vez que é rápido e ainda possui um bom sp.atk. Só é pena é a sua fragilidade e o facto de ter poucos special moves que sejam fortes (ainda não tem acesso a Flamethrower, Overheat ou Volt Switch). Recomendações (Esta é da auditoria da smogon, uma vez que achei o set relativamente bom):

Manectric (M) Petaya Berry

Habilidade: Lightningrod

EVs: 44 HP / 248 Sp.Atk/ 216 Spe 

Natureza: Timid (+Speed, -Atk)

Moves (ataques):

- Thunderbolt (Stab move com pontaria excelente e um poder relativamente alto)

- Hidden Power Ice (Destrói Salamences e Dragonites e é super efectivo contra Ground type Pokémons, que são a única fraqueza do Manectric).

- Crunch (Felizmente, ainda é Special na gen 3, o que dá boa coverage ao Manectric).

- Substitute (O objectivo deste move é fazer o Manectric chegar aos 25% de HP, para activar a Petaya Berry, de modo a aumentar o Sp.Atk. Para além disso, o Manectric, atrás do Substitute, é imune a status moves, tais como Toxic ou Will-o-Wisp).

E chegamos ao 5º elemento que é o Altaria. Normalmente, não vejo o motivo de se usar Altaria, uma vez que existe Salamence e Dragonite. Também podia ter falado do Flygon, mas ele não tem Mega evolução :^) (nem o Dragonite, mas o Dragonite é uma besta de qualquer das maneiras). No entanto, o Altaria consegue fazer uma coisa que os outros 3 não conseguem que é: ser um tank. Possuindo bom bulk, a Altaria é uma espécie de Pokémon defensivo (até porque as suas bases ofensivas são uma treta). Recomendações:

Altaria (M) Item: Leftovers

Habilidade: Natural Cure

EVs: 252 HP/ 4 Def/ 252 Sp. Def 

Natureza: Bold (+Def, - Atk)

Moves (ataques):

-Dragon Claw/ Perish Song (A 1º escolha é para causar dano sólido, a 2ª é para garantir a vitória, caso o oponente só tenha 1 Pokémon e nós temos 2).

-Flamethrower/ Fire Blast (Mais uma vez, a escolha deste move é consoante a preferência do treinador. Boa coverage contra a principal fraqueza do Altaria que é Ice. Também é super eficaz contra Steel types que são imunes a Toxic).

-Toxic (Uma vez que o Altaria é defensivo e não ofensivo, os seus moves, mesmo sendo fortes, não causam muito dano. É aí que o Toxic entra em acção, uma vez que o dano que causa vai aumentado à medida que os turnos passam).

-Rest (Excelente combo com Natural Cure, já para não falar que para além de curar todo o HP, também cura todos os status ailments. Qualquer Pokémon defensivo que se preze tem que ter um move que o ajude a manter-se vivo).

E chegamos ao Sharpedo, um Pokémon… interessante. O Sharpedo é frágil para caraças e os seus stats ofensivos não são nada de especial, à excepção do seu Atk… Algo que não lhe serve de muito, uma vez que Dark e Water são Special Moves. Ao menos o seu sp. Atk ainda é bom e tem bom speed. Recomendações:

Sharpedo (F) Leftovers

Habilidade: Rough Skin

EVs: 4Atk/ 252 Sp.Atk/ 252 Speed 

Natureza: Mild (+Sp.Atk, -Def)

Moves (ataques):

- Hydro Pump/Surf (Stab forte, a escolha de qual usar, como já foi referido, recai sobre o treinador e a sua preferência).

- Ice Beam (Bom para tratar de Grass types que são uma das fraquezas do Sharpedo e faz Pokémons como o Dragonite chorar (não digo Salamence porque ele é mais rápido que o Sharpedo)).  

- Earthquake (Físico, coincide bem com a base 120 Atk que o Sharpedo tem, destrói Pokémons eléctricos).  

- Crunch (O outro stab forte que o Sharpedo tem, nada mais a acrescentar).

E este mês está feito e mesmo a tempo de finalizar o ano, espero que tenham gostado e se querem ver a vossa equipa analisada, não se esqueçam de consultar o artigo a explicar como o podem fazer (link do artigo) e da parte da equipa do Poké Navegador, desejamos-vos a todos, uma excelente entrada em 2016.

 

 

 

Comentários