Análises de Equipas #1

27-10-2015 21:46

E hoje, o PokéNavegador traz-vos a primeira rúbrica de Análises de Equipas, onde cada mês, vocês, os nossos leitores, nos enviaram uma equipa que tenham e nós, procederemos à análise da mesma, tendo em conta a equipa e a geração em que a mesma se enquadra, assim que agradecemos ao Tiago Rafael por nos ter enviado a sua equipa para ser analisada este mês. 

E embora actualmente estejamos na 6ª geração, a rubrica "Análises de Equipas" será inaugurada com uma equipa da 3ª geração, o que significa o tipo um move é physical ou special consoante o tipo do mesmo (Grass, Fire, Water, etc.). Ao observar esta equipa, devido aos items atribuídos (ou à falta dos mesmos), percebi que era uma equipa casual, no entanto, a escolha dos Pokémons até está relativamente bem feita. Blastoise, Pidgeot, Nidoking, Jolteon, Arcanine e Parasect. Os tipos dos Pokémons cobrem as fraquezas uns dos outros relativamente bem, no entanto, agora falta analisar Pokémon a Pokémon, de modo a que possamos ver onde melhorar, para a equipa ficar ainda mais consistente.

Blastoise (M) N/item

Habilidade: Torrent 

EVs: 67 HP / 101 Atk /Def 75/66 Sp.Atk /30 Sp.Def/160 Spe 

Natureza: Quirky

Moves (ataques):

- Water Pulse

- Earthquake 

- Hydro Cannon 

- Skull Bash

Blastoise, o inicial de água original que toda a gente gosta, o que é não surpresa nenhuma, visto que é uma tartaruga com dois canhões enormes que saem da carapaça. Uma pessoa, ao olhar para esses canhões, esperaria que o Blastoise tivesse um Sp.Atk elevado, no entanto, tal não é o caso (a não ser o Mega Blastoise, mas na 3ª geração ele ainda não existia). Como tal, o Blastoise, não deve ser usado como um Pokémon ofensivo, mas sim defensivo, de modo a dar-lhe o uso adequado. Sendo assim, os moves e os EVs deviam de ser focados na defesa, ao contrário do que se pode ver nesta. Sendo assim, a recomendação que eu faço é a seguinte: Item: Leftovers (a recuperação dos 6% de HP a meio dos turnos é importantíssima em Pokémons defensivos). EVs: 252 Hp/ 152 Def/ 104 Sp.Def. A natureza devia de ser Bold (-atk, +def, visto que não vamos ter nenhum move físico) e os moves que eu recomendo são: Surf, Ice Beam ou Toxic, Rest (importantíssimo, visto que é a única maneira que o Blastoise tem de recuperar HP, excluindo o item) e Sleep Talk (de modo a que o Blastoise ainda ataque, mesmo nos dois turnos em que está a dormir do rest).

Pidgeot (M) Item:X-Speed

Habilidade: Keen Eye 

EVs: 25 HP / 4 Atk /Def 13/19 Sp.Atk /7 Sp.Def/18 Spe 

Natureza: Gentle

Moves (ataques):

- Wing Attack

- Twister

- Gust

- Hyper Beam

Antes do mais, items como X-Speed, X-Attack, etc. são para ser usados pelo treinador no Pokémon e não para serem dados, visto que meter um Pokémon a dar hold a um desses items não fará nada. Pidgeot é um Pokémon bastante fixe, eu por acaso, gosto bastante dele, no entanto, não há necessidade de usar o Pidgeot quando existem Pokémons tais como o Fearow e  Dodrio, que fazem o mesmo que o Pidgeot, mas muito melhor, visto que têm mais Atk e Speed e acesso a Drill Peck , no entanto, o Pokémon escolhido foi o Pidgeot, assim que aqui vai o que eu recomendo para o Pidgeot: Item: Choice Band ou Leftovers, caso não queiras ficar interdito a usar apenas um move cada vez que lanças o Pidgeot. EVs: 4 Hp/ 252 Atk/ 252 Speed. Nature: Jolly (+speed, - sp.atk). Moves: Double Edge (visto que é o ataque de tipo normal mais forte que o Pidgeot aprende, no entanto, caso não queiras sofrer recoil, Return também é uma opção bastante boa); Aerial Ace (O único move de tipo Flying que o Pidgeot aprende. Embora tenha o mesmo power que o Wing Attack, o Aerial Ace nunca falha); Hidden Power Ground (uma vez que é super eficaz contra dois tipos aos quais o Pidgeot é fraco, ou seja, Rock e Electric, o que é bom para acabar com eles caso já estejam enfraquecidos); Quick Attack ou Steel Wing, mas pessoalmente, recomendo antes o Quick Attack , uma vez que a prioridade pode dar jeito para derrotar Pokémons mais rápidos que o Pidgeot que já estejam enfraquecidos sem que eles tenham a oportunidade de lançar o último golpe.

Nidoking (M) Item:X-Attack

Habilidade: Poison Point 

EVs: 6 HP / 14 Atk /Def 9/2 Sp.Atk /22 Sp.Def/10 Spe 

Natureza: Rash

Moves (ataques):

- Thrash

- Shadow Ball

- Focus Punch 

- Double Kick

Na minha opinião, o Nidoking está muito longe de estar bom pelos seguintes motivos: poucos EVs, item que não faz nada nele e uma má escolha de moves (à excepção da Shadow Ball), no entanto, estamos aqui para ajudar, de modo a que este Nidoking seja uma força a ser temida, assim que aqui vão as minhas recomendações: Item: Leftovers (sim, eu sei que já é a 3ª vez que recomendo Leftovers, mas infelizmente, na 3ª geração, o número de items viáveis para serem usados competitivamente era reduzido). EVs: 252 Atk/ 4 Sp. Atk/ 252 Speed. Nature: Hasty (-Def, + Speed), o que pode causar um pouco de transtorno, uma vez que estamos a reduzir um pouco a Defesa do Nidoking, mas como nos moves, vamos usar tanto moves físicos como especiais, precisamos de ambos os stats ofensivos (atk e sp. Atk) sem reduções. Para além disso, o Nidoking é suposto ser um Pokémon ofensivo e não defensivo, assim que a pequena redução na defesa é muito pouco significativa. Moves: Earthquake (Um move essencial para o Nidoking, visto que é o seu Ground type move mais forte e é um move excelente só por si só, tendo bom poder e accuracy); Megahorn (Um move de tipo Bug que permite destruir completamente uma das principais fraquezas do Nidoking: Psychic-type Pokémons); Shadow Ball (Excelente para atingir Pokémons de tipo fantasma com levitate, tais como o Gengar e o Misdreavus) ou Sludge Bomb (uma vez que, tal como o Earthquake, ganha Stab, uma vez que é do mesmo tipo que o Nidoking); Ice Beam (Excelente para obliterar a sua fraqueza a Ground e ainda destruir Pokémons de tipo Dragão, tais como Salamence e Dragonite).

Jolteon (M) Item: BlackGlasses

Habilidade: Volt Absorv 

EVs: 2 HP / 29 Atk /Def 6/3 Sp.Atk /8 Sp.Def/7 Spe 

Natureza: Impish

Moves (ataques):

- Bite

- Hyper Beam

- Thunder

- Shock Wave

Antes do mais, sim, adiciona Thunderbolt, porque é o melhor move eléctrico do jogo. Pode ser mais fraco que o Thunder, sim, mas acerta sempre, ao contrário do Thunder que só acerta 70% das vezes (às vezes até parece que só acerta 50% das vezes). Thunder realmente só valia a pena caso a equipa fosse de rain, mas como não é, Thunderbolt é melhor devido à consistência com que acerta. Hyper Beam, como é um move normal, é físico e considerando o fraco atk do Jolteon, é mau, já para não falar que o rest turn é um turno free onde o teu oponente pode fazer o que queira e isso por vezes, pode custar-te o jogo. Assim que aqui vai a minha sugestão: Item: Leftovers (os items viavelmente competitivos na 3ª geração eram muito escassos). EVs: 4 HP/252 Sp.Atk/ 252 Speed. Natureza: Timid (-Atk; + Speed). Moves: Thunderbolt (poder e accuracy bastante bons); Hidden Power Ice (permite ao Jolteon atingir Pokémons de tipo Ground, Dragon e Grass, que têm resistência a Electric); Thunder Wave (reduz imenso o speed to oponente e ainda tem a chance de o impedir de atacar); Protect (para quando for necessário recuperar aquele bocado de HP com os leftovers).

Arcanine (M) N/item

Habilidade: Intimidate 

EVs: 40 HP / 147 Atk /Def 49/51 Sp.Atk /53 Sp.Def/170 Spe 

Natureza: Jolly

Moves (ataques):

- Flamethrower

- Extremespeed 

- OverHeat 

- Solarbeam

Por esta altura, já deves saber qual o item que te vou recomendar é o Leftovers. Considerando ambas as habilidades, Intimidate de facto é a melhor escolha e os EVs que eu recomendo são: 184 HP, 252 Sp. Atk, 72 Speed (os 72 de Speed permitem-te ultrapassar certas ameaças, os 252 Sp. Atk é para o máximo Sp. Atk e o resto fica no HP, para poderes sobreviver por mais tempo. Quanto à natureza, Modest (-Atk; + Sp. Atk), será o melhor. Os moves que recomendo são: Fire Blast (poder bastante elevado, boa pontaria) ou Flamethrower (caso não queiras arriscar os 85% de accuracy do Fire Blast) ou Overheat (Tem mais power e accuracy que o Fire Blast, mas reduz-te em metade o Sp. Atk, o que te força a trocar o Arcanine para recuperares o mesmo); Hidden Power Grass (basicamente é super effective contra os 3 tipos que têm vantagem sobre o Arcanine, até porque Arcanine só ganhou acesso a Solar Beam na 4ª geração); Crunch (permite-te atingir com força Pokémons que de tipo Ghost e Psychic, coverage bastante boa); Extreme Speed (os +2 de prioridade são fantásticos. Claro que podes pensar que isto é inconsistente com a nature, mas o Extreme Speed é um move que serve para acabar com Pokémons já com muito pouco HP e não para andares a usá-lo para dar OHKO).

Parasect (M) Item:QuickClaw

Habilidade: Effect Spore

EVs: 58 HP / 106 Atk /Def 65/40 Sp.Atk /42 Sp.Def/186 Spe 

Natureza: Quirky

Moves (ataques):

- Slash

- Bullet Seed 

- Giga Drain 

- Aromatherapy

Muito honestamente, eu cheguei ao Parasect, analisei o Parasect e pensei... epá, pelo amor de Arceus, não o uses, simplesmente não o uses quando existem Pokémons como o Venusaur, Heracross e Breloom, uma vez que o Parasect sofre o mesmo que o Pidgeot (o que faz, há Pokémons que fazem melhor), mas num grau muito mais elevado. No entanto, partindo do princípio que queres mesmo usar o Parasect, aqui vai a minha sugestão: Item: Leftovers (Sim... outra vez), no entanto, Quick Claw também é uma opção a considerar, embora não seja a mais viável, devido à sua baixa percentagem de activação. EVs: 252 HP/ 60 Atk / 172 Def/ 4 Sp. Def. Natureza: Adamant (+ atk; - Sp. Atk). Moves: Spore (Grass type moves são especiais e para sorte do Parasect, o seu Sp. Atk é horrível, mas vendo as coisas pelo lado positivo, tem acesso a Spore, um move que tem 100% de Accuracy e que mete o oponente a dormir, mal o menos); Aromathreapy (um support move excelente que cura todos os status ailment dos teus Pokémons); Sludge Bomb (bem, o ataque do Parasect é razoável e o Sludge Bomb tem bom power, sempre faz algum dano); Hidden Power Bug (é triste quando o teu único stab de jeito tem que ser na forma de Hidden Power, X-Scissor, porque é que não existes ainda? Ao menos o Hidden Power Bug ainda causa dano razoável).

 

Sendo assim, aqui deixo então as minhas recomendações, no formato acima mostrado:

Blastoise (M) Item: Leftovers

Habilidade: Torrent 

EVs: 252 HP/ 152 Def/ 104 Sp.Def 

Natureza: Bold

Moves (ataques):

- Surf

- Ice Beam/ Toxic

- Rest

- Sleep Talk

 

Pidgeot (M) Item: Choice Band/ Leftovers

Habilidade: Keen Eye 

EVs: 4 HP / 252 Atk /252 Spe 

Natureza: Jolly

Moves (ataques):

- Aerial Ace

- Double Edge/ Return

- Hidden Power Ground

- Quick Attack

 

Nidoking (M) Item: Leftovers

Habilidade: Poison Point 

EVs: 252 Atk /4 Sp.Atk /252 Spe 

Natureza: Hasty

Moves (ataques):

- Earthquake

- Shadow Ball / Sludge Bomb

- Megahorn 

- Ice Beam

 

Jolteon (M) Item: Leftovers

Habilidade: Volt Absorv 

EVs: 4 HP / 252 Sp.Atk /252 Spe 

Natureza: Modest ou Timid

Moves (ataques):

- Thunderbolt

- Hidden Power Ice

- Thunder Wave

- Protect/ Substitute

 

Arcanine (M) Item: Leftovers

Habilidade: Intimidate 

EVs: 184 HP / 252 Sp.Atk /72 Spe 

Natureza: Modest

Moves (ataques):

- Fire Blast/ Flamethrower/ Overheat

- Extremespeed 

- Crunch

- Hidden Power Grass

 

Parasect (M) Item: Leftovers ou Quick Claw (não recomendo muito)

Habilidade: Effect Spore

EVs: 252 HP/ 60 Atk / 172 Def/ 4 Sp. Def.

Natureza: Adamanr

Moves (ataques):

- Spore

- Sludge Bomb 

- Hidden Power Bug

- Aromatherapy

Comentários