Análises de Equipas #2

02-12-2015 16:46

E este mês o Pokénavegador traz-vos de novo a rubrica: Análise de Equipas, pelo que, agradecemos ao nosso leitor Bruno Almeida por nos ter enviado a sua equipa, que é a que se segue:

Suicune @ Leftovers 

Ability: Pressure 

EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD 

Bold Nature 

- Scald 

- Calm Mind 

- Rest 

- Sleep Talk

 

Machamp @ Assault Vest 

Ability: No Guard 

EVs: 24 HP / 232 Atk / 252 SpD 

Careful Nature 

- Dynamic Punch 

- Knock Off 

- Ice Punch 

- Stone Edge

 

Heatran @ Leftovers 

Ability: Flash Fire 

EVs: 248 HP / 8 Def / 252 SpD 

Calm Nature 

- Lava Plume 

- Stealth Rock 

- Protect 

- Toxic

Scizor @ Focus Sash 

Ability: Technician 

EVs: 84 HP / 252 Atk / 172 Spe 

Adamant Nature 

- Bullet Punch 

- U-turn 

- Roost 

- Counter

 

Rotom-Wash @ Leftovers 

Ability: Levitate 

EVs: 252 HP / 248 Def / 8 Spe 

Bold Nature 

- Volt Switch 

- Hydro Pump 

- Will-O-Wisp 

- Pain Split

 

Venusaur-Mega @ Venusaurite 

Ability: Thick Fat 

EVs: 252 HP / 192 Def / 48 SpD / 16 Spe 

Bold Nature 

- Giga Drain 

- Sludge Bomb 

- Leech Seed 

- Synthesis

 

Assim que observei esta equipa, rapidamente consegui ver que para além de estar muito bem construída, é uma equipa defensiva bastante boa, que cobre relativamente bem ambos os lados ofensivos (quer o physical, quer o special).

Analisemos cada Pokémon separadamente:
Suicune – Um set bastante comum e viável do Suicune. O Suicune por si só já é um Pokémon extremamente bulky e esta spread torna-o ainda mais bulky do lado físico, o que combina bem com o Calm Mind, uma vez que aumenta tanto o sp.atk como a sp.def o Suicune, tornando-o num special sweeper quase impossível de derrubar, uma vez que consegue aguentar bastante bem golpes de ambas as partes e o Rest faz com que seja praticamente impossível de se fazer stall. Para além disto tudo, ainda possuí Scald, que tem uma chance de 30% de dar burn ao oponente, reduzindo o seu Atk em metade (isto se conseguirem sobreviver ao mesmo depois de uns quantos Calm Minds).

Machamp – Normalmente, no ambiente OU, Conkeldurr costuma ser mais usado que o Machamp, devido ao seu atk e bulk superiores (excepto na Sp. Def, mas isso é facilmente resolvido com um Assault Vest). No entanto, embora Conkeldurr seja mais viável, não quer dizer que o Machamp não possa também ser usado. No Guard é uma habilidade fantástica, uma vez que permite ao Machamp acertar sempre, neste caso, o Dynamic Punch (que para além de causar bom dano a tudo o que não seja resistente, ainda deixa os oponentes confusos) e o Stone Edge (aka Stone Miss). Knock Off dá coverage excelente contra Psychic types, já para não falar que remove items, que é algo que todos os Pokémons no ambiente competitivo carregam. Ice Punch dá boa coverage contra o Landorus-T que está em quase todas as equipas de OU.

Heatran- Mais um set defensivo comum e bastante viável do Heatran. Lava Plume é um stab bastante bom, uma vez que tem chance de burn de 30%, excelente para castigar severamente switch-ins como Azumarill ou Landorus-T, deixando-os crippled para o resto do combate. Stealth Rock é um entry hazard bastante comum que dá jeito para limitar os switch-ins do oponente. Uma vez que o Heatran é defensivo, o seu damage output não será muito alto, sendo que Toxic é um move essencial para tirar hp ao oponente. Protect combina bem com o Toxic e com os Leftovers.

Scizor – É a primeira vez que vejo este set e de facto é um set deveras curioso. Focus Sash e Counter fazem uma combinação engraçada, mas não creio que valha muito a pena, uma vez que o único Fire type físico ofensivo que se deve encontrar em OU é o Talonflame e mesmo assim, tem havido uma maior preferência a dar-se ao Talonflame Special Fire Moves devido ao Ferrothorn. Este set parece-me adequar-se mais a um bulky Scizor, assim que na minha opinião, acho que devia de haver um investimento muito maior nas defesas do que no Speed. Claro que o Speed pode ser usado para outspeedar certos Pokémons, de modo a que o Scizor consiga fazer o roost, mas mesmo com esse investimento, o Scizor continua a ser lento (base 65 speeed) e os que ele consegue outspeedar, o mais certo é terem um priority move, o que significa que se o Scizor tiver pouco HP, é derrotado.

 

 

Rotom-Wash – Mais um set bastante comum e viável do Rotom-Wash, que é um Pokémon bastante bom no geral, uma vez que tem bom bulk, special attack e apenas uma fraqueza, que é a Grass-types, que nem é um tipo muito comum. Volt Switch permite ao Rotom sair do combate, enquanto causa dano e mantém o momentum da equipa. Hydro Pump é o principal stab move dele que causa dano considerável, Will-o-Wisp dá cripple a physical attackers e pain split é uma boa maneira de recuperar hp enquanto baixa o do oponente (até porque o Rotom tem uma base hp reduzida.)

Venusaur-Mega – Embora o typing não seja propriamente o mais adequado para um Pokémon defensivo (uma vez que deixa o Venusar vulnerável a moves comuns no metagame, tais como Flying e Psychic), o Venusaur-Mega continua a ser um Pokémon defensivo bastante bom e a moveset e EV Spread escolhidas reflectem bem isso. Leech Seed, Synthesis e Giga Drain são bons ataques para recuperar HP enquanto enfraquecem o oponente (excepto o Synthesis) e o Sludge Bomb é um bom stab para causar dano ao oponente.

 

Comentários