CEO da Niantic revela novos detalhes sobre Pokémon GO!

19-12-2015 15:06

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde, pessoal!

John Hanke, CEO da Niantic, empresa responsável pelo desenvolvimento de Pokémon GO, revela alguns novos detalhes acerca do jogo para smartphones numa entrevista à VentureBeat.

Mike Quigley (esquerda) e John Hanke (direita), director de marketing e CEO da Niantic, respectivamente.

 

A entrevista é extensa encontra-se originalmente em inglês, que podes ler no site da própria VentureBeat, aqui.

O nosso parceiro Poké Center Blog deixou o essencial da entrevista, em português, no seu blog num texto que descreve bem o que foi falado durante a mesma. Por isso, passo a deixar aqui o texto do Poké Center Blog e lembro que a Niantic também foi a responsável pelo desenvolvimento de Ingress, o jogo mobile de captura da bandeira mais jogado em todo o mundo.

 

Diversidade de Pokémon

Hanke salienta que o objectivo principal de GO passa por "sair de casa e em minutos encontrar um Pokémon". Não sendo propriamente comum encontrar de imediato Pokémon raros, parte-se do princípio que haverá sempre algum tipo de Pokémon nas proximidades da localização do jogador, ou seja, mesmo que o jogador viva num meio pequeno, com reduzida densidade populacional (uma aldeia isolada, por exemplo), é garantido que poderá sempre encontrar nas redondezas um ou mais Pokémon que pode capturar. Este pormenor destaca de imediato Pokémon GO de Ingress já que no segundo caso, dada a natureza única dos locais onde são abertos portais (desde logo monumentos), é natural que os maiores núcleos de portais sejam encontrados em zonas com grande densidade não só de pessoas como de locais únicos, identitários e propícios à instalação de portais, como é o caso de grandes cidades.

No caso de Pokémon GO isso não se aplica pois Pokémon não dependem necessariamente de uma localização fixa e poderão mesmo circular numa zona restrita (à semelhança dos roaming Pokémon da série principal que só podem ser encontrados em certos locais e geralmente sob condições especiais) embora não seja claro se a densidade de Pokémon é proporcional à concentração da população, ou seja, se em zonas como cidades, a hipótese de encontrar mais Pokémon aumenta em conformidade à expectável maior concentração de jogadores. É no entanto avançado que o tipo de Pokémon encontrado (por tipo entenda-se tipologia do(s) elemento(s) que representa) em determinado local reflecte as condições desse mesmo local. Por exemplo, zonas com presença de água (costa, rios, barragens, etc.) serão habitats naturais de Pokémon de tipo Água. Zonas florestais deverão ser núcleos de Pokémon de tipo Erva ou Insecto. Zonas urbanas, provavelmente Aço/Luta. Vulcões, Fogo. Zonas de altitude, Voador, e assim por diante. Sabe-se no entanto que certos Pokémon apenas poderão ser capturados em determinadas partes do mundo e alguns Pokémon raros são capturados apenas em "locais especiais".

No entanto a vertente Ingress não está totalmente ausente de Pokémon GO sendo que locais únicos como monumentos e locais históricos terão um papel no mundo de realidade aumentada de Pokémon GO tal como na vida real. Exemplo disso nos jogos da série principal são certos Pokémon que apenas são encontrados em ruínas, pelo que estes locais de alguma forma especiais para a humanidade poderão, entre outros factores, ser "escolhidos" por Pokémon igualmente especiais. Eventualmente, Pokémon lendários. No entanto o objectivo de GO passa, tal como Ingress, pela mobilização, circulação e colaboração de e entre jogadores, seja para tornar mais aliciante uma caminhada pelo parque, conhecer vertentes naturais e culturais da região que serve de pano de fundo à jornada de GO e mesmo explorar lugares remotos e não tão conhecidos para obter novos Pokémon, o que leva o jogador a conhecer e apreciar melhor o mundo que o rodeia. Em suma é um desafio em benefício do exercício físico e da emoção indissóciável ao acto de descoberta e exploração ao quais se associa a vertente lúdica como incentivo à deslocação e a obtenção de um prémio, seja a captura de um portal (Ingress) ou de um Pokémon.

 

Trocas, sociabilização e eventos

A vertente social é um elemento essencial da experiência que rege as aplicações da Niantic e Pokémon GO não será excepção. Uma das vantagens desta interação, entre muitas outras, passa pelos processos de troca de Pokémon que, à semelhança da captura, definem a franquia Pokémon desde as trocas in-game entre dois jogadores (do Link Cable ao IR/Wireless), às trocas através da internet (Wondertrade, por exemplo) ou mesmo, num registo diferente, às trocas de cartas entre jogadores de Pokémon TCG. Em ambos os casos, coleccionismo ou adaptação ao competitivo (ou ambos os factores) regem este processo que transita harmoniosamente para Pokémon GO da forma mais intuitiva possível.

A já mencionada raridade de certos Pokémon tira vantagem imediata da trocas entre jogadores. Um jogador oriundo de outra região/país, onde existem Pokémon diferentes, pode trocar com outro de forma a que ambos beneficiem ao adquirir Pokémon que, de alguma forma, são raros e/ou geograficamente restritos na área de jogo imediata do jogador, seja uma ragião concreta ou mesmo a um país. Esta troca pode ser feita de forma pessoal, em contacto directo através da ligação entre smartphones mas não é esclarecido se o treinador de GO poderá beneficiar de uma lista de amigos e comunicar remotamente de modo a que dois treinadores, em pontos diferentes do mundo, possam trocar sem a necessidade de um encontro, tal como acontece nos jogos da série principal de Pokémon. Comparativamente, Ingress não tem opção de troca remota, apenas local mas o cenário poderá eventualmente mudar em Pokémon GO de forma a incentivar as trocas interregionais/internacionais e a manter o conceito familiar da série principal.

Tal como em IngressPokémon GO irá contar com eventos temporários e mais uma vez, a cooperação entre jogadores é a chave do sucesso, sendo que na entreajuda essencial para cumprir os objectivos das missões que regem estes eventos, todos acabam por ganhar de uma maneira ou de outra. A cooperação de jogadores é sugerida de forma evidente ao longo do trailer de apresentação de GO aobretudo no final, onde uma multidão generosa reúne em Times Square (Nova Iorque) para, em colaboração e em tempo real, capturarem Mewtwo. O vídeo sugere que cada jogador poderá designar determinado Pokémon (e equipa?) para combater entre os Pokémon que capturou e assim capturar Pokémon de forma individual tal como no jogo ou contribuir, juntamente com Pokémon de outros jogadores, para enfraquecer um Pokémon especial de evento, representado neste caso pelo Mewtwo. O outcome para todos os que contribuem para a captura deste e de outros Pokémon de evento é a captura do dito cujo por todos, a derradeira recompensa e prova de participação no evento. Em linguagem gamer, o que se apresenta é nada mais que um achievement em forma de Pokémon, mas há mais. Se com achievements pensaram em medalhas concretas, essas existem em Ingress associadas ao perfil de cada jogador, sendo algumas delas, normalmente as mais raras, atribuidas pela participação em eventos. Ainda não se sabe se as medalhas transitam para GO mas a possibilidade é bastante segura.

Não foi avançada uma data para o ínicio destes eventos por todo o mundo mas Hanke avança que estes deverão começar em pleno período de lançamento, após a disponibilização da aplicação.

 

Pokémon Go Plus

Para os jogadores que quiserem levar a experiência de Pokémon GO um passo à frente, Pokémon GO Plus é a via a seguir. Este acessório, não obrigatório para jogar, serve o propósito de evitar que jogador seja forçado a olhar constantemente para o ecrã de jogo já que, nas palavras de Hanke, "a ideia do jogo passa por explorar e apreciar o mundo", factor que é minimizado quando a atenção se centra constantemente num ecrã.

O funcionamento do acessório, em formato de bracelete, é bastante simples: o dispositivo vibra e ilumina-se quando um Pokémon entra no raio de alcance do jogador, bastanto pressionar o botão do dispositivo mediante uma determinada sequência, não sendo especificado o porquê da combinação. Provavelemente estará relacionado com o uso de diferentes PokéBolas, correspondendo uma sequência a determinado tipo de bola. Depois de capturado, o jogador pode aceder aosmartphone/tablet e confirmar as capturas feitas através do Plus. A bateria tem uma longa autonomia, permitindo longas sessões de jogo sem a necessidade de carregamentos constantes.

 
 

Equipas e ginásios

Tal como em Ingress, onde o confronto de facções estabelece a base da competição pela supremacia, o jogador de GOpoderá integrar equipas de jogadores de forma a beneficiar de planos em equipa e da ajuda entre elementos que daí advém. Naturalmente, as equipas competem entre elas, numa possível alusão às teams da série principal. A diferença significativa em relação às facções de Ingress é que GO não estará limitado a duas facções. Não é claro se as equipas são predefinidas, podendo o jogador escolher a que quer integrar ou se existirá a opção de criar equipas e promover/incentivar o recrutamento para as ditas cujas.

Outra novidade, mais uma vez fiel ao mundo de Pokémon, é a inclusão de ginásios. Os GYM estarão espalhados pelo mundo, sendo mais difíceis de encontrar no ecrã de jogo do que os comuns Pokémon. Segundo Hanke, "será do interesse do jogador procurar ginásios para aumentar o nível dos respectivos Pokémon e, naturalmente, batalhar". Em contrapartida, o jogador terá de se dedicar à procura destes locais, o que exigirá esforços redobrados em troca dos benefícios que daí poderá retirar. O modo de funcionamento dos ginásios não foi ainda apresentado.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para além disto, ainda ficamos a saber que a equipa que trabalhou na brincadeira do Dia das Mentiras "Google Maps: Pokémon Challenge" [ver trailer] foi a mesma que desenvolver o trailer do Pokémon GO [ver trailer].

O Poké Center Blog deixa ainda o AVISO de que as aplicações que andam a circular na Internet que promotem o acesso à versão beta do jogo são fradulentas e falsas! Para terminar, o Poké Center Blog deixa ainda um excerto da entrevista traduzida para português, que podes ver no final do artigo no blog, aqui.

Eu cá estou ansioso por experimentar e tu? Por falar em experimentar, já alguma vez experimentaste o  Ingress  o outros jogo mobile da Niantic?

 

Fonte: Poké Center Blog

~pokenavegador

 

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

 

Comentários