Previsões competitivas: Mega Metagross

20-10-2014 00:03

Boa noite treinadores,

Antes de começar a previsão competitiva de hoje, gostaria apenas de vos avisar que isto será feito semanalmente, todas as sextas, sábados e domingos, devido à minha indisponibilidade durante os dias de semana, assim que sem mais demoras comecemos.

Tal como tinha dito ontem, hoje irei falar do Pokémon de eleição do Campeão de Hoenn, Steve (não o Wallace), o Metagross, ou como já podemos ver na demo e no trailer do 2º acto das Mega Evoluções, o Mega Metagross.

Antes do mais, gostava de dizer que adorei a maneira em como a Gamefreak seguiu a lógica da linha evolucionária do Metagross para conceber a sua Mega e passo a explicar. Beldum é classificado como o Pokémon Iron Leg (perna de ferro). O Metang já tem duas “pernas”, o Metagross quatro e como é óbvio, o Mega Metagross oito (é só duplicar o número do anterior).

Bem, indo agora então ao assunto da minha previsão, o Metagross tem os seguintes stats: HP-80; Atk-135; Def-130; Sp.Atk-95; Sp.Def-90; Speed-70. E é do tipo Steel/Psychic, tendo 4 fraquezas (Fire, Ground, Ghost e Dark) e 8 resistências (Flying, Fairy, Grass, Psychic, Rock, Dragon, Steel e Ice) e uma imunidade a Poison.  

O Mega Metagross preserva o typing, ganha a habilidade Tough Claws (aumenta em 33% os ataques que causam contacto físico) e os seus stats são os seguintes: HP-80; Atk-145 (+10); Def-150 (+20); Sp.Atk-105 (+10); Sp.Def-110 (+20); Speed-110 (+40).

Como podemos ver, o Mega Metagross recebeu um enorme aumento na velocidade, um aumento acentuado nas defesas e um pequeno aumento no Ataque e no ataque especial (acho que mais valia terem posto os 10 pontos do ataque especial no ataque e passo a explicar). Como podemos ver o Mega Metagross não só ficou ainda mais resistente, como ainda, como ficou bastante rápido e o seu já enorme ataque, ainda ficou mais elevado, se bem que o aumento não foi muito, ou seja, o Mega Metagross trará destruição antes que o consigam atacar e mesmo que consigam, nem se vai ressentir muito, graças à sua titânica defesa de 150 e a sua poderosa defesa especial de 110. Sendo que Tough Claws é a habilidade do Mega Metagross, este irá abusar do seu ataque ao máximo, pois qualquer golpe dele que faça contacto irá ter o seu poder aumentado em 33%, daí ter dito anteriormente que é uma pena ele ter recebido 10 pontos no seu ataque especial e não 20 no seu ataque, no entanto, o Mega Metagross estará pronto para trazer dor e sofrimento aos seus inimigos e vou explicar porquê.

Muitos atacantes físicos rápidos normalmente costumam ser frágeis, no entanto, o Mega Metagross é um atacante físico bastante resistente, o que o permite fazer set-up facilmente, visto que tem capacidade de aguentar golpes, inclusive golpes super eficazes. Por sorte, Mega Metagross aprende um move de set-up espectacular chamado hone claws, que lhe aumenta o ataque em 1.5 e a pontaria em 1.33, o que lhe permite acertar os stab moves (entenda-se que stab moves são ataques do mesmo tipo do Pokémon que os usas e esses recebem um aumento de 1.5 no seu poder, portanto o Mega Metagross recebe um aumento de 1.5 nos ataques de tipo Steel e Psychic), fazendo não só com que o seu já poderoso Meteor Mash cause ainda mais dano, como ainda o impede de falhar, visto que aumentou a sua Accuracy, o mesmo se aplica ao Zen Headbutt. Para além de ambos os ataque terem um aumento de 1.5 no seu poder por serem do mesmo tipo do Mega Metagross, eles ainda têm um aumento de 1.33 graças ao Tough Claws. Em singles, a utilização do Mega Metagross vai ser imensa, pois é bastante rápido, atinge com bastante força, é resistente em ambas as defesas e não há muitos counters viáveis a ele, sendo que os poucos counter fiáveis consistem no Aegislash que lhe consegue causar imensos danos com Shadow Ball e caso o Mega Metagross resista, acaba com ele com Shadow Sneak e o Mega Metagross nem tem ataques que consigam derrubar o Aegislash com um só golpe. Outro possível counter pode ser Gengar, visto que ambos têm o mesmo speed, portanto quem atacar primeiro ganha (o que nem sempre é garantido ao Gengar). Garchomp que outrora era um counter a Mega Metagross é agora contrariado pelo mesmo, visto que Mega Metagross tem acesso a Ice Punch. Outros possíveis counters são Pranksters com Will-o-Wisp, visto que a burn reduz em metade o ataque do Mega Metagross ou Mega Houndoom que o consegue derrotar com um só golpe e é mais rápido, no entanto, ambos nem são muito usados. Como podemos ver, Mega Metagross será um Pokémon bastante difícil de dar counter, daí o seu uso ser bastante elevado.

Em Doubles, o problema principal do Mega Metagross será Intimidate teams (teams que abusam da habilidade Intimidate), no entanto, o Metagross normal possui clear body, que o protege da habilidade, portanto é uma questão de saber quando Mega evoluir correctamente. Pranksters de Will-o-Wisp e Trick Room teams também podem ser uma dor de cabeça para o Mega Metagross (principalmente se tiverem Mega Camerupt ou Mega Steelix), mas à parte disso, Mega Metagross não deixa de ser um Pokémon fantástico e com o devido suporte para conseguir dar as voltas a estes problemas, Mega Metagross não o irá desiludir com o seu fantástico poder e bulk.

Os moves que mais veremos a ser usados pelo Mega Metagross serão: Meteor Mash, Zen Headbutt, Ice Punch, Bullet Punch, Protect (em caso de Doubles), Hone Claws e Rock Slide (em Doubles).

Espero que tenham gostado e para a próxima semana espera-vos o Mega Salamence e caso tenham interesse que eu faça algum Mega do OR/AS, avisem por facebook, onde se encontra o link deste artigo (eu eventualmente irei abranger todos).

~Sparkxs.