Previsões competitivas: Mega Swampert

18-10-2014 23:40

 

Boa noite treinadores,

Tal como disse ontem, hoje vou fazer as minhas previsões relativamente ao desempenho Mega Swampert no novo competitivo.

Os stats do Swampert são os seguintes: HP-100; Atk-110; Def-90; Sp.Atk-85; Sp.Def-90; Speed-60.

Os stats do Mega Swampert são os seguintes (de acordo com o que decifrarão da demo): HP-100; Atk-150 (+40); Def-110 (+20); Sp.Atk- 85; Sp.Def-110 (+20); Speed- 70 (+10).

O Mega Swampert mantém o seu typing de Water/Ground, no entanto ganha a habilidade Swift Swim, que lhe multiplica a velocidade na Rain.

Como podemos ver pelos stats, o Swampert é a descrição perfeita de uma fortaleza destruidora, tem um enorme ataque, boas defesas, boa quantidade de HP e não é muito rápido, ou seja, o Mega Swampert consegue aguentar com hits, disferir poderosos golpes e graças ao seu typing, só tem uma fraqueza, a qual quadrupla, a um tipo que nem se vê muito no cenário competitivo (Grass). Claro que como se já não fosse bom o suficiente ter um Pokémon que consegue não só suportar bem golpes, só tem uma fraqueza e ainda consegue disferir destruição, ainda é possível elevar o Speed do Swampert a níveis que o deixam ainda mais rápido que o Mega Aerodactyl, exactamente, Mega Aerodactyl, um Pokémon com base 150 Speed, sendo dos mais rápidos, no entanto, basta apenas preencher um requerimento para tal e que requerimento é esse? Exactamente, que esteja a chover. Quando está a chover, o Mega Swampert para além de ser bulky e poderoso, fica ainda ridiculamente rápido, conseguindo trazer destruição sem que tenha que aguentar com golpes sequer.

No entanto, por mais forte que seja um Pokémon, esse Pokémon também terá pontos fracos e o Mega Swampert não é excepção. Embora fique muito rápido na rain, o Mega Swampert necessitará de investimento no speed, visto que base 70 ainda é um pouco lenta e ao fazer-se o investimento no speed, sacrifica-se no poder ofensivo ou no bulk fazendo com que o Mega Swampert não aguente tão bem golpes ou não cause tanto dano e como o Drizzle já não é permanente, caso a chuva acabe, o Mega Swampert fica mais exposto e já não será tão difícil de derrotar e com o possível aumento da usagem do Mega Sceptile, o Mega Swampert não irá querer propriamente levar com uma Energy Ball. Outro problema que o Mega Swampert enfrenta mesmo em rain é o Ludicolo que tem não só tem a mesma base speed, como também tem Swift Swim, fazendo com que acha speed tie (speed tie é quando dois Pokémons têm o mesmo speed e há uma chance de 50% de um deles atacar primeiro), no entanto, o Swampert não possui maneira de mandar OHKO (one-hit KO) ao Ludicolo, visto que a sua melhor opção contra ele é provavelmente o Ice Punch, no entanto, o Ludicolo possui Energy Ball para derrotar o Mega Swampert com um só golpe. Outro problema é os Pranksters que possuem Will-o-Wisp, pois Mega Swampert é um sweeper puro físico e não gosta muito que o queimem, visto que o Burn reduz em 50% o atk.

Em Singles, Mega Swampert não vai poder mostrar todo o seu potencial, visto que a Weather de Drizzle já não é permanente, no entanto, manda counter a ameaças comuns como Mamoswine, Azumarill, Talonflame, Mega Charizard X, etc.

No entanto, em Doubles, a história é diferente, visto que Pokémons com moves que ataquem ambos os oponentes (ou todos os que os rodeiam) são sempre uma mais-valia e com rain e o suporte perfeito, Mega Swampert é uma força a temer, visto que o Talonflame facilmente elimina o pior inimigo na rain de Mega Swampert, o Ludicolo, facilitando o Swampert a causar estragos aos inimigos. Claro que os ataques de tipo fogo do Talonflame são enfraquecidos, no entanto, o Brave Bird não o é. Depois ainda temos o melhor é que o Earthquake do Mega Swampert não afecta o Talonflame, obtendo assim boa sinergia. Já para não falar que com acesso a Ice Punch, Mega Swampert derrota facilmente ameaças muito usadas, tais como o Garchomp e Mega Sceptile. Para os Pranksters de Will-o-Wisp, Safeguard de Meowstic faz maravilhas.

Os moves que mais veremos o Mega Swampert a usar serão: Waterfall, Earthquake, Ice Punch, Stealth Rock (em singles), Protect (em doubles) e Rock Slide (também mais em Doubles).

Espero que tenham gostado desta previsão e amanhã analisaremos o Mega Metagross.

~Sparkxs.