Satoru Iwata morre aos 55 anos

13-07-2015 10:11

"No meu cartão de visitas, sou presidente executivo. Na minha cabeça, sou um programador de jogos. Mas no meu coração, sou um gamer"

Bom dia, pessoal...

É com grande admiração e tristeza que venho começar o dia com uma das última notícias que estava à espera de saber hoje... Satoru Iwata, CEO da Nintendo, faleceu no passado dia 11 de julho, com 55 anos de idade. A notícia foi dada através de um comunicado oficial colocado no site japonês da Nintendo.

A causa da morte deve-se a complicações relacionadas com obstrução do ducto biliar, depois de vários meses onde o seu estado de saúde se foi agravando. Satoru Iwata já tinha inclusive falhado alguns encontros com os investidores por motivos de saúde. Já durante a E3 deste ano, foi submetido a uma cirurgia para remover um tumor no ducto biliar. Nessa ocasião, foi representado na E3 com um boneco dobrado.

Satoru Iwata foi o quarto diretor executivo da Nintendo e vai ser lembrado por ter levado o mundo dos jogos a grande patamares da tecnologia, desde o lançamento da Nintendo DS ao lançamento da Nintnedo Wii, a consola da companhia mais bem sucedida até hoje.

Juntou-se à Nintendo em 2000, tendo sido nomeado posteriormente para o cargo de CEO, em 2002. Já tinha trabalhado na empresa de desenvolvimento de jogos HAL, antes disso, não só como coordenador de projetos, mas também na própria programação dos jogos.

Recentemente confirmou o desenvolvimento de uma nova consola, com o nome de código Nintendo NX, e as intensões da Nintendo em apostar no mercado de jogos para dispositivos móveis.

Recordo agora uma promo do jogo Super Smash Bros. para Wii U, bastante icónica em que Iwata participou... 

Coloco agora um apanhado da sua trajetória de vida, deixada pelo nosso parceiro Poké Center Blog.

Satoru Iwata nasceu em Sapporo na ilha de Hokkaido, Japão, a 6 de Dezembro de 1959. Começou a carreira como produtor em full time no HAL Laboratory em 1980, estúdio subsidiário da Nintendo, após o término do curso de Ciência Computacional no Tokyo Institute of Technology. 
 
Tornou-se presidente do estúdio em 1993 e durante a sua estadia contribuiu para desenvolvimento de jogos como EarthBound, Balloon Fight e a série Kirby.
Juntou-se ao quadro administrativo da Nintendo como director no ano 2000 e tornou-se presidente em 2002.
Em 2013 juntou a este cargo a posição de CEO da Nintendo of America.
 
No que diz respeito à franquia Pokémon, contribuiu activamente para o desenvolvimento da segunda geração, assim como de diversos títulos spin-off de Pokémon.
 

Creditação como Director (Pokémon):

Pokémon Stadium (versão japonesa)
Pokémon Stadium
Pokémon Stadium 2
Pokémon Crystal
 

Agradecimento especial:

Pokémon Gold e Pokémon Silver
 

Creditação como Produtor Executivo:

Pokémon Ruby e Sapphire
Pokémon Emerald 
Pokémon Colosseum
Pokémon XD: Gale of Darkness
Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team e Blue Rescue Team
Pokémon FireRed e LeafGreen
Pokémon Channel
Pokémon Ranger
Pokémon Diamond e Pearl Versions
Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness

 

Em nome da equipa do Poké Navegador, venho prestar as nossas condolência aos seus entes queridos e a todos os que o admiravam, pelo que tanto fez sonhar e por tudo o que ajudou a criar. Obrigado por tudo!

Descanse em paz

 

~pokenavegador

Fontes: Sapo Tek / Poké Center Blog

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50