Análise Competitiva: Xerneas

16-10-2016 17:58

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Análise competitiva: Xerneas

E esta semana, irão ficar a conhecer tudo sobre o majestoso Pokémon Lendário do X, Xerneas. Xerneas, sendo um dos lendários de “capa”, como se pode esperar, é um Pokémon extremamente poderoso, encontrando-se presente em bastantes equipas no formato VGC 2016 e estando no tier de Ubers na Smogon. Tal como a semana passada, iremos analisar este Pokémon, quer em Singles (Smogon), quer em Doubles (VGC).

Overview:

 

(Fonte: Bulbapedia)

Tal como seria de esperar de um lendário de “capa”, o Xerneas tem os stats bastante elevados, juntamente com uma ability chamada Fairy Aura, que aumenta em 33% o poder dos ataques de tipo Fairy para todos os Pokémons em campo, permitindo assim ao Xerneas lançar poderosíssimos Moonblasts. No entanto, o que torna este Pokémon um dos mais usados em VGC e dos mais fortes em Ubers, é o seu move exclusivo, Geomancy, que duplica o Sp.Atk, Sp.Def e Speed do Xerneas, elevando ainda mais o seu já poder, tornando-o um dos Special Sweepers mais difíceis de parar. Embora o Geomancy demore dois turnos a activar, o Power Herb anula o turno de espera, aumento num só turno o Sp. Atk, Sp.Def e Speed do Xerneas.

Singles

Xerneas

Item: Power Herb

EVs: 184 HP/ 68 Def/ 252 Sp.Atk/ 4 Speed

Nature: Modest

Ability: Fairy Aura

Moves: Geomancy

                Psyshock

                Moonblast

                Focus Blast/ Hidden Power Fire/ Grass Knot

Detalhes: Considerando os efeitos do Geomancy, o Xerneas não precisa de muito investimento no Speed, uma vez que após um Geomancy já consegue ultrapassar todo o metagame sem aumentos, exceptuando o Deoxys-Speed, que no entanto, mesmo sem Geomancy, não é uma ameaça. Moonblast é o move stab do Xerneas, que lhe permite obliterar tudo o que não resista ou não tenha uma boa Sp.Def e, num metagame onde ainda há uma forte presença de Dragons, torna este move ainda mais útil. Psyshock é bom contra o Mega Gengar, uma forte presença no metagame que com o Shadow Tag, consegue impedir que o Xerneas fuja, destruindo assim um dos principais counters ao Xerneas. Focus Blast serve para atacar todos os Steel types que aguentam quer o Psyshock, quer o Moonblast, no entanto, a sua baixa accuracy pode por vezes determinar a vida ou a morte do Xerneas, pelo qual, se houver preferência por um move que acerte sempre, mas tenha menos Power, recomenda-se o HP Fire. Grass Knot também é uma boa opção, uma vez que dá counter a ambos os Primals.

Doubles

Xerneas

Item: Power Herb

EVs: 148 HP / 124 Def / 224 Sp.Atk / 12 Speed

Nature: Modest

Ability: Fairy Aura

Moves: Geomancy

                Moonblast

                Dazzling Gleam/Grass Knot

                Protect

Detalhes: A EV Spread neste set está feita para que o Xerneas consiga aguentar golpes de alguns dos Pokémons mais dominantes neste metagame. Relativamente aos moves, Geomancy serve, como é óbvio, para tornar o Xerneas ainda mais forte do que já é. Moonblast serve para atingir tudo o que não resista ao Xerneas, normalmente derrotando ou causando imenso dano, mesmo que sejam resistentes. Protect, no metagame de Doubles, é um move essencial, uma vez que permite um Pokémon anular golpes, enquanto o seu parceiro ataca. Por fim, Dazzling Gleam é o move mais usado, uma vez que causa imenso dano a ambos os Pokémons do oponente, no entanto pode ser contrariado por Wide Guard. Grass Knot é uma outra possível opção, uma vez que atinge com força ambos os Primals, que se encontram sempre numa equipa.

E mais um feito para esta semana, espero que tenha sido útil e, caso queiram que um Pokémon seja analisado ou uma equipa vossa, basta apenas enviarem mensagem para a página de facebook do Pokénavegador.

~Sparkxs

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

 

Comentários