Análise de Equipas #4

31-01-2016 22:53

Primeiro mês de 2016, o que significa que teremos a primeira análise de 2016. Se tens uma equipa e gostavas de a ver analisada, então manda-nos uma mensagem privada com a mesma, indicando o formato em que ela se insere e a geração da mesma. Este mês iremos analisar uma equipa da 6ª geração, enviada pelo Adriano.

Greninja (M) com Lustrous Orb

Habilidade: Torrent

Stats: 279? HP / 220 Atk / 163 Def / 229 Sp. Atk / 180 Sp. Def / 302 Spe 

Natureza: Calm

Moves (ataques):

- Dark Pulse

- Ice Beam

- Surf

- Waterfall

 

Gogoat (M) com Miracle Seed

Habilidade: Sap Sipper

Stats: 387 HP / 288 Atk / 162 Def / 240 Sp. Atk / 176 Sp. Def / 167 Spe 

Natureza: Brave

Moves (ataques):

- Earthquake

- Brick Break

- Horn Leech

- Leaf Blade

 

Talonflame (M) com Sharp Beak

Habilidade: Flame Body

Stats: 312 HP / 237 Atk / 178 Def / 169 Sp. Atk / 150 Sp. Def / 293 Spe 

Natureza: Naughty

Moves (ataques):

- Steel Wing

- Flamethrower

- Brave Bird

- Fly

 

Heliolisk (M) com Zap Plate

Habilidade: Sand Veil

Stats: 265 HP / 155 Atk / 142 Def / 259 Sp. Atk / 208 Sp. Def / 265 Spe 

Natureza: Hardy

Moves (ataques):

- Rock Slide

- Dark Pulse

- Thunderbolt

- Thunder

 

Pyroar (M) com Lucky Egg

Habilidade: Rivalry

Stats: 324 HP / 207 Atk / 190 Def / 221 Sp. Atk / 146 Sp. Def / 299 Spe 

Natureza: Jolly

Moves (ataques):

- Solar Beam

- Crunch

- Overheat

- Flamethrower

 

Slurpuff (M) com Pixel Plate

Habilidade: Sweet Veil

Stats: 303 HP / 229 Atk / 214 Def / 222 Sp. Atk / 170 Sp. Def / 191 Spe 

Natureza: Naughty

Moves (ataques):

- Thunderbolt

- Flamethrower

- Dazzling Gleam

- Draining Kiss

Mais uma vez, estamos perante uma equipa um pouco casual, mas tal não nos irá impedir de a analisar e sugerir ao nosso leitor maneiras de a melhorar e possíveis mudanças. Antes do mais, a equipa tem um número enorme de fraquezas, sendo que os únicos tipos aos quais não é fraca são: Normal (como é óbvio), Ghost, Psychic, Dragon e Dark. Como tal, deixo as minhas sugestões para EVs, movesets e natures, de modo a melhorar a equipa. Também recomendaria a substituição do Gogoat pelo Chesnaught e do Pyroar pelo Aegislash, uma vez que são Pokémons, não só mais fortes, como também cobrem melhor as fraquezas da equipa. Sendo assim, seguem-se as sugestões para a equipa actual.

Greninja (M) Life Orb

Habilidade: Protean

EVs: 4 HP/ 252 Sp.Atk/ 252 Speed

Natureza: Timid (-Atk/ + Speed)

Moves (ataques):

- Dark Pulse

- Ice Beam

- Surf/Scald/Hydro Pump

- Extrasensory/ U-turn

O Greninja é um Pokémon excelente, não só é o melhor Water starter, como também é um dos dois melhores starters de sempre (sendo o Blaziken o outro). Tal como o Blaziken, o que torna o Greninja tão forte é a existência da sua Hidden Ability, Protean (Speed Boost no caso do Blaziken). O que o Protean basicamente faz é tornar o Greninja do mesmo tipo que o ataque que usa, o que significa que o Greninja obtém sempre o aumento de poder derivado do STAB, já para não falar que é excelente para cobrir fraquezas (por exemplo, o Greninja é Water/Dark, o que significa que é fraco a Fighting, no entanto, pode usar Extrasensory, ficando assim resistente a Fighting, claro que isto é conforme as situações). Os EVs, como é óbvio, pretendem maximizar ao máximo o poder ofensivo e a velocidade do Greninja, algo que é apoiado pela natureza Timid, que reduz o atk do Greninja (algo que ele muito dificilmente irá utilizar, para aumentar ainda mais a sua incrível velocidade). Dark Pulse e Ice Beam são excelentes moves ofensivos, o 3º move é consoante o que se pretende (Surf para o poder e accuracy, Hydro Pump para ainda mais poder, mas menos accuracy e o Scald é para a sacanise (sacanise, o acto de se ser sacana), graças aqueles magníficos 30% de chance de queimar :^) ). O último move pode ser ou o Extrasensory para ter-se ainda mais type coverage ou o U-Turn, para o Greninja escapar de situações que não lhe são favoráveis, causando algum dano e mantendo o momentum da equipa.

Gogoat (M) Leftovers

Habilidade: Sap Sipper

EVs: 252 HP/ 4 Def/ 252 Sp.Def 

Natureza: Careful (-Sp. Atk/ + Sp.Def)

Moves (ataques):

- Horn Leach

- Earthquake

- Milk Drink

- Bulk Up

O Gogoat é um Pokémon lento, mas bulky, e é aí onde reside a sua força. Bulk Up aumenta a sua defesa e ataque, permitindo-o causar cada vez mais dano e sofrer cada vez menos dano. Milk Drink é excelente para restaurar HP (agora, o porquê de um Gogoat macho poder aprender Milk Drink, não sei e acho que prefiro não ficar a saber). Horn Leech ainda mais contribui para a sobrevivência do Gogoat, causando dano no processo e Earthquake é para a coverage. A EV spread tenta maximizar o bulk especial, uma vez que é possível aumentar o bulk físico do Gogoat, tornando-o perfeitamente capaz de absorver ataques de ambos os tipos.

Talonflame (M) Sharp Beak

Habilidade: Gale Wings

EVs: 252 HP/ 252 Atk/ 4 Def

Natureza: Adamant (+Atk/ -Sp.Atk)

Moves (ataques):

- Brave Bird

- Flare Blitz

- Swords Dance

- Roost/ U-Turn

Este set de Talonflame é simples, mas eficaz. Adamant para maximizar ao máximo o seu ataque, Gale Wings para dar priority ao Brave Bird e ao Roost, Flare Blitz para dar coverage, Roost para recuperar HP ou U-turn para fugir sem perder momentum e Swords Dance para dar um enorme aumento de Atk ou Talonflame, tornando o Brave Bird ainda mais temível (do que já é).

Heliolisk (M) Life Orb/ Choice Specs

Habilidade: Dry Skin

EVs: 4 HP/ 252 Sp.Atk/ 252 Speed 

Natureza: Timid (-Atk/ + Speed)

Moves (ataques):

- Thunderbolt

- Hyper Voice

- Surf

- Volt Switch

Este set pretende aproveitar ao máximo o Sp.Atk e Speed elevados do Heliolisk. Life Orb aumenta o poder de todos os ataques em 1.3 (ou 30%), mas no entanto retira 10% da vida sempre que o ataque acerta, enquanto Choice Specs aumenta o Sp.Atk do Heliolisk em 1.5 (ou 50%), mas prende-o num só move até o mesmo ser trocado, assim que fica ao critério do jogador. Thunderbolt é o 1º stab do Heliolisk, Hyper Voice é o 2º stab do Heliolisk, que para além de permitir atingir os oponentes de tipo Ground, ainda atravessa o Substitute. Surf cobre uma das principais fraquezas do Heliolisk que são os de tipo Ground e ainda permite lidar com a ameaça dos de tipo Fire (uma vez que possuí Dry Skin, sofre mais 25% de dano de ataques de tipo Fire). Volt Switch é outro stab move, cujo objectivo principal é o de ajudar o Heliolisk a retirar-se de um match-up menos favorável, enquanto causa dano, fazendo com que a equipa mantenha o seu momentum. Dry Skin foi a habilidade escolhida, uma vez que torna o Heliolisk imune a ataques de tipo Water, um tipo que é super eficaz contra outros dois membros da equipa.

Pyroar (M) Life Orb

Habilidade: Unnerve

EVs: 4 HP/ 252 Atk/ 252 Speed

Natureza: Timid (-Atk/ + Speed)

Moves (ataques):

- Fire Blast

- Hyper Voice

- Hidden Power Grass

- Flamethrower/ Will-o-wisp

Tal como o Heliolisk, o Pyroar é rápido (se bem que não tão rápido) e com um bom Special Attack. Life Orb serve para aumentar ainda mais o poder dos ataques do Pyroar e o Unnerve é uma boa habilidade, uma vez que previne que o Pokémon do oponente coma berries. Fire Blast é um stab bastante forte que causa danos elevados a tudo o que não seja resistente ou Special Wall, Hyper Voice é um stab que dá boa coverage ao Fire Blast (um pouco semelhante ao Heliolisk). Hidden Power Grass permite ao Pyroar atingir com força tipos aos quais é fraco (como Ground, Water e Rock) e o 4º move é opcional entre Flamethrower ou Will-o-Wisp. Eu recomendo Will-o-Wisp, uma vez que o Pyroar tem dois stabs e o Hyper Voice cobre o stab de tipo normal ligeiramente mais fraco, mas com mais accuracy, no entanto, caso pretendam um stab de Fire com 100% accuracy, então Flamethrower é o vosso melhor amigo. Não usar o Fire Blast também pode ser uma opção.

Slurpuff (M) Sitrus Berry

Habilidade: Unburden

EVs: 4 HP/ 252 Atk/ 252 Speed 

Natureza: Adamant (+ Atk/ - Sp.Atk)

Moves (ataques):

- Play Rough

- Drain Punch

- Return

- Belly Drum

Antes de mais, posso dar o testemunho que já usei Slurpuff e já limpei equipas inteiras com ele. O set diz tudo. Belly Drum maximiza o ataque do Slurpuff e faz com que ele coma a Sitrus Berry, recuperando assim 25% do HP perdido para o Belly Drum, activando assim a habilidade Unburden, que lhe duplica o Speed caso o Pokémon deixe de ter o item. Basicamente, num só turno, ficamos com um Pokémon com +6 Atk (x4 Atk) e +2 Speed (x2 Speed) algo que é capaz de dizimar equipas que não estejam preparadas para o mesmo. Relativamente ao set, Belly Drum é o core do set, uma vez que sem ele, o Slurpuff não consegue desempenhar a sua função. Play Rough é o stab principal e depois de um Belly Drum, irá destruir tudo que não tenha uma elevada Defense e seja resistente. Drain Punch serve para atingir types que resistem a Fairy (como Steel) e recuperar ainda mais vida ao Slurpuff, enquanto Return serve para atingir types que aguentem aos outros dois moves (como Poison). Nota: Este é o set mais arriscado da equipa, uma vez que ou se usa com sucesso, ou então o Slurpuff torna-se num peso morto.

E este mês está feito e mesmo antes de entrar em Fevereiro. Espero que tenham gostado e se querem ver a vossa equipa analisada, não se esqueçam de consultar o artigo a explicar como o podem fazer.

 

 

Comentários