Análise de Equipas #5
E para celebrar o hype que é o Pokémon Sun e Pokémon Moon, trago-vos mais uma análise de equipas competitivas, desta vez, uma equipa da 6ª geração em formato RU, enviada pelo Bruno. Se tens uma equipa que gostavas de ver analisada, já sabes, manda-nos uma mensagem privada com a mesma, indicando o formato em que ela se insere e a geração da mesma.
Tier: RU
6ºGeração
Accelgor @ Focus Sash
Ability: Unburden
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Spikes
- Final Gambit
- Encore
- Bug Buzz
Rhyperior @ Leftovers
Ability: Solid Rock
EVs: 248 HP / 28 Atk / 232 SpD
Adamant Nature
- Stealth Rock
- Earthquake
- Rock Blast
- Roar
Amoonguss @ Black Sludge
Ability: Regenerator
EVs: 252 HP / 160 Def / 96 SpD
Bold Nature
- Spore
- Giga Drain
- Sludge Bomb
- Hidden Power [Fire]
Typhlosion @ Choice Specs
Ability: Flash Fire
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Eruption
- Flamethrower
- Hidden Power [Grass]
- Focus Blast
Jolteon @ Life Orb
Ability: Volt Absorb
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Signal Beam
- Shadow Ball
- Volt Switch
Glalie @ Glalitite
Ability: Inner Focus
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Return
- Earthquake
- Ice Shard
- Freeze-Dry
Como já é hábito, antes de analisar os Pokémons 1 a 1, costumo ver as fraquezas da equipa. Algo que me saltou logo à vista é o facto de a equipa não ter um Rapid Spinner/ Defoger, considerando que tem 3 Pokémons que possuem fraqueza a Rock, o que significa uma perda de 25% de HP sempre que entram em campo. Para além disso, também ficam sujeitos a Sticky Web, a Spikes e a Toxic Spikes. Para além da grande fraqueza a entry hazards, a equipa também pode ter problemas com moves de tipo Rock e Ground, uma vez que cada tipo tem 3 Pokémons fracos aos mesmos (sendo o Typhlosion o único que se inclui em ambas) e apenas um Pokémon com resistência ao mesmo, algo a ter em conta. Retirando estas duas lacunas, a equipa está muito bem construída e os restantes tipos aos quais tem fraqueza, tem sempre um ou mais que fornecem a resistência para o mesmo.
E agora, analisemos os Pokémons individualmente.
Accelgor @ Focus Sash
Ability: Unburden
EVs: 252 HP / 4 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Spikes
- Final Gambit
- Encore
- Bug Buzz
Provavelmente a lead na maioria dos jogos. O objectivo do Accelgor, como dá para perceber, é meter um layer de spikes, levar um golpe e ficar a 1 de HP e acabar com o oponente recorrendo ao Final Gambit. Encore também é uma boa opção para quando eles usarem status moves e Bug Buzz é bom para coverage. Não tenho nada a apontar, a não ser o facto de Pokémons de tipo Ghost lixarem totalmente este set, em especial o Cofagrigus, uma vez que mesmo que se faça Encore ao Calm Mind, o Cofagrigus vai-se tornar cada vez mais forte e difícil de derrotar, assim que também pode ser um Pokémon a ter em conta (porque ao fim de uns Calm Minds, mesmo a Shadow Ball do Jolteon fará pouco dano e a defesa física do Cofagrigus é enorme).
Rhyperior @ Leftovers
Ability: Solid Rock
EVs: 248 HP / 28 Atk / 232 SpD
Adamant Nature
- Stealth Rock
- Earthquake
- Rock Blast
- Roar
O set do Rhyperior também é straight forward e eficaz. Stealth Rock é um entry hazard precioso que causa danos aos Pokémons consoante a sua fraqueza e é complementado pelo Roar, o que pode levar a afastar um Pokémon que o Rhyperior não queira lidar e também a anular qualquer set-up que tenha sido feito anteriormente (como por exemplo o Cofagrigus acima referido). Earthquake é um dos stabs usado e o Rock Blast, embora varie em termos de poder (tão depressa pode ter um poder de 50, como a seguir tem de 125), é mais certeiro que o Stone Edge (ou Stone Miss como já tenho presenciado), como ainda destrói Focus Sash, normalmente usados por Pokémons frágeis (tais como o Cinccino, Ambipom e até mesmo o Accelgor referido acima). Basicamente, um bom set, sem nada a apontar.
Amoonguss @ Black Sludge
Ability: Regenerator
EVs: 252 HP / 160 Def / 96 SpD
Bold Nature
- Spore
- Giga Drain
- Sludge Bomb
- Hidden Power [Fire]
Enquanto jogador, a única vez que usei Amoongus, foi em VGC, assim que não sei bem como é que ele funciona em Singles e como tal, recorri à Smogon para ver sugestões e já sei de onde foi retirada a EV Spread. Sendo assim, não há muito a dizer, no entanto, notei que em vez dos últimos moves sugeridos para o 4º slot, Hidden Power Fire foi a opção e eu consigo ver porquê, uma vez que sempre ajuda a causar dano residual a Pokémons de tipo Steel, um tipo que o Amoongus normalmente não iria conseguir tocar.
Typhlosion @ Choice Specs
Ability: Flash Fire
EVs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe
Timid Nature
- Eruption
- Flamethrower
- Hidden Power [Grass]
- Focus Blast
Typhlosion, de todos os iniciais de tipo fogo, é provavelmente o meu favorito. E este set é bastante straight forward, tal como o do Rhyperior. Eruption é um STAB que com o HP todo tem um poder de 150 x 1.5 que dá um total de 225. Então, se houver um predict de um Fire type move e o Typhlosion o levar, o Eruption fica ainda mais forte. Claro que vai ficando mais fraco à medida que o Typhlosion perde HP, pelo qual Flamethrower é uma boa opção para quando o Typhlosion ficar com pouco HP. Hidden Power Grass é bom, uma vez que os três tipos aos quais o Typhlosion é fraco (Water, Ground e Rock) são fracos a Grass, no entanto, é uma pena que o Typhlosion não possa aprender Energy Ball. Ou Aura Sphere, assim não tinha que andar com o Focus Blast, que embora seja mais forte, tem apenas uma acc de 70% (só entre nós, eu acho que é menos e a Gamefreak está a mentir) e sempre dá para destruir Tyrantrums e Houndooms… Quando o move não falha claro.
Jolteon @ Life Orb
Ability: Volt Absorb
EVs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
Timid Nature
- Thunderbolt
- Signal Beam
- Shadow Ball
- Volt Switch
Jolteon, a minha segunda eeveelution favorita e o meu 3º Electric type favorito (e também é dos meus Pokémons favoritos). Mas já chega de falar dos meus gostos, passando à análise do moveset, este Jolteon está muito bem feito (também o set mais comum dele por algum motivo). Thunderbolt é o main stab para dano e volt switch é para fugir, sem perder momentum. Signal Beam dá boa coverage a Grass types que resistem ao Jolteon e também e excelente para derrotar aquele pesadelo que é o Malamar com uns Superpowers em cima. Shadow Ball também dá boa coverage contra Ghost types e Psychic types (o Signal Beam também a dá aos Psychic type, mas tem menos 10 de poder). Hidden Power Grass ou Ice também são boas opções.
Glalie @ Glalitite
Ability: Inner Focus
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Return
- Earthquake
- Ice Shard
- Freeze-Dry
Tal como todos os Pokémons acima, o set do Mega Glalie também está muito bem feito. Quando mega evolui, o Glalie fica com um Atk e Sp. Atk de base 120, algo que é excelente. Para além disso, ainda obtém uma base 100 de Speed, que embora não seja algo extremamente rápido, já é uma boa base para o tier. Relativamente à nature, uma escolha um pouco estranha, considerando que o Freeze-Dry é um special move, o que acaba por ficar um pouco afectado em termos de damage. No entanto, não deixa de ser uma escolha compreensível, uma vez que a não redução do Freeze-Dry, resultaria na redução de um dos stats defensivos. Return é o main stab, Earthquake é bom para atacar Pokémons que normalmente têm a vantagem do tipo face ao Glalie, tais como Fire e Rock types e Ice Shard é excelente para derrotar Pokémons enfraquecidos.
E a análise deste mês está feita, espero que tenham gostado e qualquer coisa, já sabem, se querem ver a vossa equipa analisada, não hesitem em mandar mensagem privada para a página do PokéNavegador. Tal como referi inicialmente, adiei um pouco o lançamento da análise, de modo a complementar o hype do Pokémon Sun e Pokémon Moon. Qual é a versão que estão a pensar comprar? Ou cá estou a pensar comprar o Pokémon Sun.