Análise de Equipas #6
E como não podia deixar de ser, hoje, trago-vos a análise da equipa competitiva do mês de Março, enviada por João Costa. Embora fosse para sair ontem, ocorreram imprevistos que infelizmente me fizeram adiar o lançamento da mesma, assim que quero pedir desculpa aos leitores e principalmente a quem enviou a equipa. Continuando, este mês iremos analisar a primeira equipa de VGC. Para aqueles que não sabem, VGC é o formato oficial que a The Pokémon Company usa nas suas competições e consiste em escolher 4 dos 6 Pokémons, sendo que é uma Double Battle, não pode haver items repetidos, pode-se escolher até 2 dos lendários “mascote” (Mewtwo, Ho-oh, Lugia, Groudon, Kyogre, Dialga, Palkia, Giratinam Reshiram, Zekrom, Kyurem (e as suas duas formas), Xerneas, Yveltal e Zygarde) e todos os lendários de evento estão banidos. Passemos à análise.
6ª Geração
Formato: VGC 2016
Xerneas @ Power Herb
Ability Fairy Aura
Level 50
EVs 180 HP 252 SpA 76 Spe
Modest Nature
- Geomancy
- Dazzling Gleam
- Hidden Power [Ground]
- Protect
Gyarados-Mega @ Gyaradosite
Ability Intimidate
Level 50
EVs 4 HP 252 Atk 252 Spe
Adamant Nature
- Dragon Dance
- Crunch
- Waterfall
- Protect
Amoonguss @ Leftovers
Ability Effect Spore
Level 50
EVs 252 HP 4 SpA 252 SpD
Calm Nature
- Rage Powder
- Giga Drain
- Protect
- Venoshock
Groudon @ Red Orb
Ability Drought
Level 50
EVs 252 HP 252 Atk 4 SpD
Brave Nature
IVs 0 Spe
- Precipice Blades
- Overheat
- Solar Beam
- Protect
Blaziken @ Sitrus Berry
Ability Speed Boost
Level 50
EVs 252 HP 4 Atk 252 Spe
Jolly Nature
- Baton Pass
- Flame Charge
- Protect
- Roar
Bisharp @ Focus Sash
Ability Defiant
Level 50
EVs 4 HP 252 Atk 252 Spe
Adamant Nature
- Knock Off
- Iron Head
- Sucker Punch
- Protect
Houve vários aspectos que me surpreenderam nesta equipa, que foram:
O support Blaziken, algo que já tinha visto em singles, mas nunca pensei ver em VGC, até porque em VGC é muito mais difícil fazer set-up do que em singles. Acho que a falta de um fighting type move também não ajuda, considerando a enorme presença de Mega Kangaskhans no meta.
Amoongus sem Spore, no entanto, isto não quer que o Amoongus esteja mal feito, muito pelo contrário, uma vez que tem o Effect Spore, há sempre aquela chance de 30% de induzir status ailments a atacantes físicos, assim que o Spore corria o risco de entrar em conflito com a habilidade. Para além disso, sendo esta uma equipa com demasiado set-up, o move principal, Rage Powder está lá. Venoshock também é um toque engraçado, apesar de ser necessário que o Effect Spore cause de facto poison.
Mega Gyarados na mesma equipa que o Primal Groudon, inicialmente, isto soava-me estranho, uma vez que o Desolate Land iria impedir que o Mega Gyarados usasse Waterfall, no entanto, com a chegada de ORAS, o Gyarados foi abençoado com o Crunch, que é o seu second stab, tento assim um bom move para usar, mesmo quando tem o Primal Groudon ao lado. Também é uma possível resposta a rain teams, considerando o seu typing e defesa especial bastante elevada (se bem que o Kyogre aprende Thunder).
No entanto, esta team tem algumas fraquezas que eu acho que devia de apontar:
Se o Xerneas tiver sido derrotado e se o Bisharp não teve oportunidade de obter o boost pelo Intimidate, a equipa terá bastante dificuldade em lidar com o Mega Salamence, uma vez que o Amoongus e o Blaziken não lhe conseguem tocar, Primal Groudon ainda consegue causar cerca de 55% a 60% de dano com o Overheat (isto se o Mega Salamence do oponente for naive e não tiver quaisquer EVs investido na defesa) e o Gyarados, sem set-up, precisa de 3 Crunchs para derrotar o Mega Salamence sem qualquer investimento defensivo. O mesmo se aplica ao Mega Rayquaza, sendo a diferença que este tem um poder ofensivo muito superior ao do Mega Salamence.
Mega Kangaskhan também pode trazer problemas, uma vez que tem dois tipos dark para restaurar o HP com Drain Punch, Fake Out para atrasar o set up de Geomancy do Xerneas e apenas o Groudon, Xerneas e Mega Gyarados lhe conseguem tocar. Ao menos com o Amoongus, devido aos dois golpes que ele leva, sempre há uma maior chance do Effect Spore se activar.
Numa equipa com tanto set up, Thundurus é capaz de dar problemas, uma vez que tem o Taunt para impedir os tais ditos set-ups e protecções do Rage Powder. Também possui Thunder Wave, o que trama os set-ups, uma vez que o Speed é o stat mais importante do meta e sem speed, a batalha fica muito mais difícil.
Primal Groudon, Primal Kyogre e Xerneas, uma vez que há excepção do Primal Groudon e Xerneas que esta equipa tem, os outros 4 Pokémons não conseguem propriamente dar resposta à ameaça que eles representam. Para além disso, considerando que o Origin Pulse e o Dazzling Gleam são moves que atacam os dois, o Rage Powder é um pouco inutilizado.
Mega Charizard Y também pode dar imensos problemas, pois, o Xerneas, mesmo com o Geomancy, não lhe causa muito dano, uma vez que o Dazzling Gleam só tem 75% do poder e o Mega Charizard Y, normalmente é feito bulky e tem uma base Sp. Def elevada. Devido ao Drought, o Waterfall do Mega Gyarados é mais fraco e o Mega Charizard Y tem acesso a Solar Beam. Se o Primal Groudon também estiver em campo, aí é que é para esquecer, a não ser que o Gyarados já tenha um Dragon Dance em cima. Tal como já disse, Mega Charizard Y normalmente é feito bulky, ou seja, Bisharp também não lhe consegue causar muito dano (já será uma sorte se o Sucker Punch for 2HKO). Quanto ao Amoongus e Blaziken, acho que não preciso de me prenunciar.
Analisemos então os Pokémons 1 a 1.
Xerneas @ Power Herb
Ability Fairy Aura
Level 50
EVs 180 HP 252 SpA 76 Spe
Modest Nature
- Geomancy
- Dazzling Gleam
- Hidden Power [Ground]
- Protect
Não há muito a acrescentar, sem ser o facto de o set estar bom, sendo o Geomancy o move que faz com o Xerneas seja ridiculamente bom, Dazzling Gleam o main stab e hidden power ground para tratar das duas fraquezas do Xerneas que são Poison e Steel types, já para não falar que é 2HKO a um Primal Groudon com 252 HP. Protect é um move essencial em VGC. Um possível move a considerar será o Moonblast, uma vez que Wide Guard quase que anula este Xerneas (mesmo depois de um Geomancy, o Hidden Power não causa muito dano, a não ser que o oponente tenha pouca Sp.Def ou seja fraco a Ground).
Gyarados-Mega @ Gyaradosite
Ability Intimidate
Level 50
EVs 4 HP 252 Atk 252 Spe
Adamant Nature
- Dragon Dance
- Crunch
- Waterfall
- Protect
Tal como o Xerneas, também não há muito a dizer sobre o set. Dragon Dance serve para aumentar o já elevado Ataque do Mega Gyarados e torna-o um dos Pokémons mais rápidos do meta. Waterfall e Crunch são os dois main stabs e o Protect, tal como já referi, é essencial em VGC.
Amoonguss @ Leftovers
Ability Effect Spore
Level 50
EVs 252 HP 4 SpA 252 SpD
Calm Nature
- Rage Powder
- Giga Drain
- Protect
- Venoshock
O tank da equipa. Giga Drain é bom para chip damage e para restaurar algum HP, Protect, o que já disse duas vezes, Venoshock para damage (principalmente se o oponente estiver envenenado, possível efeito do Effect Spore) e Rage Powder para absorver os ataques pelos outros, uma vez que metade da equipa tem set-up moves.
Groudon @ Red Orb
Ability Drought
Level 50
EVs 252 HP 252 Atk 4 SpD
Brave Nature
IVs 0 Spe
- Precipice Blades
- Overheat
- Solar Beam
- Protect
Brave Nature e 0 IVs para que o Desolate Land seja a última habilidade a activar-se, Protect pelo que já referi acima, Precipice Blades como o main damage move, juntamente com o Overheat e o Solar Beam, para além de ser potente e não ter nenhum drawback com o Sun, ainda dá boa coverage. A única sugestão que eu faria, seria considerar meter o Fire Blast no lugar do Overheat, uma vez que embora tenha menos 10 de Power e menos 5 de Accuracy, não baixa o Sp. Atk, permitindo ao Groudon ter dano consistente, sem ter que andar a trocar. O drawback é que pode falhar KOs que o Overheat não falha, assim que depende de preferência pessoal.
Blaziken @ Sitrus Berry
Ability Speed Boost
Level 50
EVs 252 HP 4 Atk 252 Spe
Jolly Nature
- Baton Pass
- Flame Charge
- Protect
- Roar
Percebo que o objectivo disto seja dar os aumentos de Speed a um Pokémon que precise, como por exemplo o Gyarados ou o Bisharp, enquanto o Roar está lá para anular set ups do tão comum Xerneas. Os EVs no HP servem para ajudar o Blaziken a sobreviver melhor. No entanto, eu recomendaria substituir o Flame Charge por algo que dê ao Blaziken alguma presença ofensiva, talvez o High Jump Kick, para ajudar a tratar de Mega Kangaskhans.
Bisharp @ Focus Sash
Ability Defiant
Level 50
EVs 4 HP 252 Atk 252 Spe
Adamant Nature
- Knock Off
- Iron Head
- Sucker Punch
- Protect
E um set típico do Bisharp. Normalmente gosto de o fazer bulky, mas neste caso, o Speed ajuda a aproveitar melhor o aumento que o Blaziken lhe oferece. Knock Off é excelente para dano e remover items, Iron Head é bom para tratar do Xerneas (até porque o Geomancy não chega a aumentar a defesa), Sucker Punch permite atacar primeiro e Protect pelo que já foi dito acima.
E este mês é tudo, espero que tenham gostado e já sabem, se têm alguma equipa que gostassem de ver analisada, é só mandarem pm com a mesma.
Bons combates treinadores.
~Sparkxs