Pokémon 2018 Video Game Press Conference: Tudo o que precisas de saber!

31-05-2018 09:44

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Bom dia, pessoal!

Já passou mais de um ano desde que anunciei a minha "retirada", digamos, das notícias aqui no site (se bem que os mais atentos sabem que tem havido atividade nas redes sociais do Poké Navegador), mas, face aos muito aguardados anúncios de hoje, achei que não seria má ideia quebrar este hiato por um dia para vos trazer aqui todas (ou quase todas) as informações acerca dos novos títulos da franquia, que marcam uma nova etapa na história de Pokémon. Assim, sendo, vamos lá ao que interessa.

Como todos já sabem, a The Pokémon Company realizou hoje bem cedo uma Conferência de Imprensa (vídeo acima) na qual revelou novos jogos de Pokémon, os quais marcam a estreia da franquia na Nintendo Switch, bem como "abrir-nos o apetite" para o que nos aguarda em 2019.

Começando pelo mais aguardado, depois de vários rumores, eis que foram finalmente confirmados "Pokémon: Let's Go Pikachu" e "Pokémon: Let's Go Eevee" para a Nintendo Switch.

Como muitos rumores afirmavam, estes novos jogos estão algo relacionados com Pokémon Yellow. Contudo, e apesar de se passarem também em Kanto e, aparentemente, contarem apenas com os 151 Pokémon originais (e suas Alolan Forms), não se tratam de remakes, mas sim de um "reboot", diria eu, na medida em que têm, sim, Pokémon Yellow como base, mas com uma nova história e (muito) mais funcionalidades, que enriquecem a experiência dos jogadores. Ora vejamos...

Em primeiro lugar, somos informados que a forma de jogar Let's GO na Switch será através de um dos controladores (joy-con) laterais da consola. Será com ele que vamos controlar a nossa personagem, apanhar Pokémon, selecionar opções em menus, etc...

Sobre controlar a nossa personagem, ao andar pelo mapa, vamos, claro está, poder encontrar Pokémon selvagens, mas agora estes estão visíveis na natureza e podemos interagir apenas com aqueles que queremos realmente apanhar, pondo fim aos encontros aleatórios, principalmente com aqueles Zubat no Monte da Lua que tanto nos adoram xD

Uma vez frente a frente ao Pokémon, podemos ver logo algumas mudanças. Primeiro, aparecem no ecrã opções como "Get Ready", "Items", "Help" e "Run away". Segundo, a nossa personagem não envia nenhum Pokémon da equipa para combater o Pokémon selvagem, tal como tem vindo a ser um padrão nos jogos da série principal.

Em vez disso, e clicando em "Get Ready", entramos no modo de captura do Pokémon selvagem, modo esse muito semelhante a Pokémon GO, com direito a CP, ao círculo de "mira" e aos comentários "Nice, "Great" e "Excellent". A diferença é que, como estamos na Switch, para lançar a PokéBola teremos que movimentar o joy-con na mão de forma a simular o movimento de lançar a PokéBola.

Ok, esta nova mecânica de captura pode dividir algumas pessoas por agora, pois estávamos habituados a contar com combates contra Pokémon selvagens para ganhar experiência e melhorar os stats, IV'S e EV's dos nossos Pokémon. De facto, já foi confirmado que nem IV's, EV's, Natures, Breeding, Egg Groups nem Ovos estarão presentes nestes jogos, pois o objetivo foi simplificar e tornar o jogo mais acessível a jogadores mais casuais.

A segunda grande funcionalidade que segue, inédita até então, é a possibilidade de jogar com amigos. E com isto refiro-me a andar ao lado da sua personagem, combaterem e apanharem Pokémon juntos. Isto é possível agitando o outro joy-con da Switch e o avatar do teu/tua amigo(a) irá aparecer junto da tua personagem no mapa.

A partir daí, podem andar os dois no mapa, cada um controlando a sua personagem e, como já disse, podem apanhar Pokémon juntos. Ao fazê-lo, os Pokémon selvagens que tentarem apanhar juntos (lançando cada um uma PokéBola ao mesmo tempo) terão mais hipóteses de ficar na vossa equipa.

Relativamente aos combates, uma vez os dois no mapa, podem fazer combates em equipa contra NPC's e a mecânica parece ter-se mantido fiel ao que estamos habituados. No ecrã continuam a aparecer as técnicas com os Power Points (PP) do teu Pokémon em combate, o HP e outros dados, bem como do Pokémon do teu parceiro.

Além disso, como de esperado, a animação foi melhorada e os movimentos e ataques parecem mais realistas de certa forma, se bem que o Blastoise continua a recusar-se a usar os seus canhões para lançar água xD

Ah! E por falar em combates, não me posso esquecer de mencionar os muitos que deveremos fazer contra a Team Rocket, que também está de volta à ação!

Mais à frente somos apresentados a um novo acessório que poderá complementar a tua experiência de jogador, lembrando o PokéWalker em HG/SS ou Pokémon GO Plus para Pokémon GO. 

É chamado de "PokéBall Plus" e é mesmo uma PokéBola com um joystick no lugar do botão central que poderá ser usado para realizar as nossas ações no jogo, de forma semelhante ao joy-con. O diferencial aqui está no facto de poderes, virtualmente, claro, colocar um dos teus Pokémon dentro desta PokéBola e levá-lo contigo. Para isto, termos um menu no jogo com as opções de guardar o jogo, voltar ao jogo e ainda "Take your Pokémon for a stroll", sendo esta última a escolher se quiseres levar o teu Pokémon a passear ;) 

Além disso, se abanares a PokéBola e realizares certos movimentos, poderás ouvir a voz do Pokémon que colocaste lá dentro e obter diferentes reações consoante o movimento que fazes com a PokéBola. Por enquanto, ainda não está claro que tipo de vantagem poderá isto trazer ao jogo, mas talvez ajude esse Pokémon a passar de nível ou algo do género. Este acessório estará disponível por cerca de 49€.

De seguida, temos ainda o "GO Park". E é aqui que a integração com Pokémon GO começa. Na aplicação, poderás encontrar uma opção para abrir e enviar Pokémon de Pokémon GO para a Let's Go na Switch. Contudo, os Pokémon que enviares para a Switch deverão ficar apenas neste GO Park, pelo que deverá ser possível apenas ver e interagir com eles e não os adicionar à equipa propriamente dita. 

Além disso, também a Switch poderá enviar presentes de Let's Go para Pokémon GO, contudo, ainda não se sabe ao certo que tipo de conteúdo terão esses presentes, se bem que no final do trailer dá a entender que podem incluir Pokémon, mas já lá vamos ;) 

Na conferência, houve ainda tempo de antena para John Hanke, CEO da Niantic, que anunciou a chegada de Alolan Exeggcutor a Pokémon GO.

Continuamos no trailer e vemos que poderemos continuar a montar os nossos Pokémon, agora com tamanhos mais realistas, como vemos com Lapras, Onix e Charizard. Contudo, apenas Pokémon suficientemente grandes é que deverão poder ser montados, por isso podemos dizer adeus à possibilidade de voar num Pidgey xD

Mas não só para montar poderás ver os teus Pokémon no mapa, pois, tal como em Pokémon Yellow, estes poderão seguir-te enquanto andas no mapa. Mas, para além de Pokémon a seguir-te, terás sempre contigo, no teu ombro ou na cabeça, o teu Pokémon inicial, neste caso, Pikachu ou Eevee (consoante a versão), que, já agora, não vais poder evoluir, tal como em Yellow.

Será possível ainda vestir Pikachu e Eevee, sendo que as roupas vão permanecer mesmo durante o combate.

Já no final do trailer, como mencionei acima, vemos o jogador a receber um presente em Pokémon GO, presente esse que consiste num Pokémon especial que, segundo o Twitter oficial da The Pokémon Company, é um Pokémon nunca visto, provavelmente da Geração VIII. 

E agora, pergunto-vos: que tipo de Pokémon será? De repente, imagino que talvez possa ser um mítico, mas também não descarto a possibilidade de ser uma nova evolução de Eevee que, quem sabe, seja revelado no filme "A História de Todos", que estreia em julho no Japão e que parece dar uma atenção especial ao próprio Eevee e à sua treinadora.

Os jogos têm data de lançamento prevista para 16 de novembro de 2018 e deverão rondar os 59€.

 

Concluindo, e como já referi no início, estes títulos podem não ser bem o que a maioria talvez estava à espera, talvez pelo facto de serem aguardados novos Pokémon e uma nova Geração. Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee estão em desenvolvimento há cerca de dois anos e, apesar de não parecer, continuam a ser jogos da série principal (e não spin-offs), embora a Game Freak tenha dito na Conferência que os considera um tipo de jogo um pouco diferente dentro a série principal, mais direcionado para os jogadores mais casuais, talvez como forma de voltar a chamar jogadores mais antigos que cresceram em Kanto e que agora queiram reviver algumas memórias ou quem conheceu a franquia apenas através de Pokémon GO.

Contudo, não "desesperem" já, pois a The Pokémon Company já anunciou oficialmente no Twitter que estão em desenvolvimento novos jogos para a série principal previstos para chegarem às lojas na segunda metade de 2019, estes sim, do género de X & Y ou Sun & Moon, com a parte competitiva presente. Embora não tenha ficado claro, são poucas as dúvidas de que se trate da oitava geração ou, quem sabe, remakes de Diamond and Pearl (ainda alguém tem esperança de revisitar Sinnoh? ;) )... 

 

Digam-me então que acharam deste anúncio e se estão a pensar adquirir estes novos títulos e porquê. Abaixo segue o comunicado de imprensa que me foi enviado com informações também acerca de Pokémon Quest, um spin-off no qual tudo tem formato cúbico, incluindo Pokémon, e cujo objetivo é explorar e encontrar tesouros na Tumblecube Islands! Pokémon Quest já está disponível de forma gratuita para a Switch e deverá chegar também aos smartphones em breve.

 

Durante uma conferência de imprensa especial da Pokémon, realizada hoje em Tóquio, a The Pokémon Company International e a Nintendo anunciaram três novas formas de jogar Pokémon para a Nintendo Switch™ - Pokémon: Let’s Go, Pikachu!Pokémon: Let’s Go, Eevee!, e o Pokémon Quest de transferência gratuita. Com a introdução destes novos títulos, a Pokémon está a aumentar a sua oferta de videojogos da série, para atrair uma ampla variedade de jogadores de todos os níveis. A Pokémon anunciou ainda que a próxima adição à sua popular série de jogos RPG, referida no ano passado na E3, chegará no final de 2019 e, pela primeira vez, para a Nintendo Switch.

 

Pokémon: Let’s Go Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee!

 

Com o Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e o Pokémon: Let’s Go, Eevee!, a Pokémon está a convidar os fãs a embarcar numa viagem que os fará regressar a um cenário familiar. Inspirados em Pokémon Yellow, originalmente lançado no Japão para o Nintendo Game Boy em 1998, estes dois novos títulos incluem várias das funcionalidades de jogo intuitivas do altamente popular Pokémon GO e foram criados para jogadores que estão a dar os primeiros passos no mundo dos videojogos Pokémon. Os Treinadores irão partir numa aventura que decorre na icónica região de Kanto, na companhia do seu fiel Pikachu em Pokémon: Let’s Go, Pikachu!, ou de Eevee em Pokémon: Let’s Go, Eevee!. Estes títulos oferecem uma nova forma de jogar, para que os jogadores possam tirar o máximo partido das capacidades únicas da Nintendo Switch, tais como atirar Poké Balls para apanhar Pokémon, movendo os comandos Joy-Con™, bem como uma oportunidade para a família e os amigos poderem, em conjunto, explorar e participar em batalhas graças a um novo modo de dois jogadores. Os jogos foram revelados em parceria com a GAME FREAK, responsável pela programação dos jogos e pela criação original da série de videojogos Pokémon.

 

“Com o lançamento do Pokémon GO em 2016 e o fenómeno global que este provocou, milhões de novos jogadores entraram no mundo da Pokémon”, afirmou Junichi Masuda, diretor na GAME FREAK inc. “Para muitos, o Pokémon GO foi o seu primeiro contacto com a marca Pokémon e, por isso, criámos estes dois novos títulos para oferecer um ponto de entrada acessível para a nossa série de jogos RPG, enquanto proporcionamos aos fãs uma nova forma de jogar Pokémon.”
 
A ligação literal entre estes dois novos títulos e o Pokémon GO não termina aqui. A GAME FREAK e a The Pokémon Company juntaram-se à Niantic para proporcionar uma inovação de nível superior, oferecendo aos jogadores a possibilidade de estabelecer uma ligação entre os jogos Pokémon GO e Pokémon: Let’s Go, Pikachu! ou Pokémon: Let’s Go, Eevee. Os jogadores podem apanhar Pokémon originalmente descobertos na região de Kanto em Pokémon GO e, em seguida, transferi-los para a sua aventura na Nintendo Switch. Algo muito especial chegará também ao mundo do Pokémon GO, tornando a ligação entre os dois jogos ainda mais atrativa para os Treinadores. Brevemente, serão revelados mais detalhes sobre esta novidade. 
 
Foi ainda revelado o Poké Ball Plus*, um dispositivo que pode ser utilizado para jogar Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee!, em vez do comando Joy-Con, ou para jogar Pokémon GO, em vez do Pokémon GO Plus, continuando a oferecer novas formas inovadoras de interligar os jogos. O Poké Ball Plus inclui controlos de movimento, luzes de múltiplas cores, vibra e emite sons. Ao apanhar um Pokémon nos jogos da Nintendo Switch, os jogadores poderão sentir o movimento dentro do dispositivo. E não funciona apenas como um comando – com o Poké Ball Plus, os jogadores poderão trazer consigo um dos seus Pokémon de Pokémon: Let’s Go, Pikachu! ou de Pokémon: Let’s Go, Eevee! enquanto exploram o mundo real, oferecendo aos Treinadores a oportunidade de passar algum tempo com os seus Pokémon preferidos, mesmo quando não estão a jogar. Além disso, os Treinadores poderão receber uma grande variedade de recompensas, assim que devolverem os seus Pokémon aos jogos da Nintendo Switch.
 
Os jogos Pokémon: Let’s Go, Pikachu! Pokémon: Let’s Go, Eevee! serão lançados a 16 de novembro de 2018, exclusivamente para a Nintendo Switch. O dispositivo Poké Ball Plus estará disponível nas lojas aderentes no mesmo dia.

Para mais informações sobre o Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e o Pokémon: Let’s Go, Eevee!, visite: Pokemon.pt/PokemonLetsGo

 

Pokémon Quest

 

Pokémon Quest, um animado jogo RPG de ação, também foi revelado na conferência de imprensa, juntamente com a novidade de que se encontra disponível a partir de hoje na Nintendo eShop, para surpresa dos fãs. Desenvolvido pela GAME FREAK, o Pokémon Quest transporta os jogadores para a Tumblecube Island, onde tudo tem uma forma cúbica - incluindo os Pokémon. Explore toda a extensão da ilha, onde poderá procurar tesouros, lutar contra Pokémon selvagens, descobrir territórios por explorar e até preparar deliciosas guloseimas para atrair novos Pokémon e juntá-los ao seu grupo. As funcionalidades do jogo Pokémon Quest incluem:

 

  • Batalhas por toque – O Pokémon Quest inclui controlos táteis simples, que podem ser utilizados por todos os jogadores.
  • Estabeleça laços de amizade com vários Pokémon – Utilize os itens recolhidos ao longo das suas expedições, para criar amizade com uma ampla variedade de Pokémon.
  • Crie a sua equipa de sonho de Pokémon – Junte-se a três dos seus amigos Pokémon, para ultrapassar diferentes cenários.
  • Pokémon exclusivos – Utilize diferentes Power Stones para personalizar os seus amigos Pokémon como preferir e oferecer-lhes estatísticas específicas.
  • Personalize o seu acampamento – Decore a sua casa com objetos engraçados e divertidos que não são apenas decorativos, mas também podem trazer benefícios no jogo. 

 

“Este novo título da Pokémon, desenvolvido pela GAME FREAK, permite aos jogadores explorar a ilha de Tumblecube com a sua equipa de personagens engraçados em forma de cubo, conhecidos como Pokéxel”, afirmou Shigeru Ohmori, diretor na GAME FREAK. “Os jogadores poderão personalizar os seus Pokémon e desenvolver uma forte ligação com os seus amigos Pokémon, enquanto avançam na sua aventura. Com os seus controlos táteis simples no ecrã, o Pokémon Quest é um jogo que pode ser facilmente jogado por fãs da Pokémon de todas as idades.”

O jogo Pokémon Quest está disponível para transferência gratuita a partir de hoje na Nintendo eShop. O Pokémon Quest também estará disponível para dispositivos móveis através da App Store e do Google Play, em finais de junho deste ano."

 

Agradecimento à Joana Silva do Official Press Site pelo envio das informações

 

Posto isto, fiquem bem e até à próxima!

~pokenavegador

Entra para a equipa do Poké Navegador! Sabe mais, aqui

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vota no Poké Navegador para o PPN Top 50

PPN Top 50

 

Comentários