Pokémon OR/AS: Análise Competitiva - Mega Pidgeot

29-12-2014 22:49

E fez ontem exactamente um mês desde que o Pokémom Omega Ruby & Alpha Sapphire foi lançado para a Europa e tal como na semana passada, hoje irei analisar um dos Pokémons de Kanto, que ao longo dos anos foram esquecidos no cenário competitivo e esse Pokémon, como devem ter lido pelo título, será o Mega Pidgeot, o nosso querido amigo aéreo de tipo Normal/Voador.

Pidgeot:

 

Mega Pidgeot:

Como podemos verificar pelas tabelas, o Mega Pidgeot recebe um pequenissimo aumento na Defense (+5) e na Sp.Def (+10), um aumento razoável no Speed (+20) e um enorme aumento no Sp.Atk (+65), ficando assim um Pokémon bastante rápido e que atinge com força e ainda ganha a habilidade No Guard, que faz com que os ataques lançados pelo Mega Pidgeot ou contra o Mega Pidgeot nunca falhem, o que é uma habilidade fantástica, considerando que assim, o seu ataque mais forte que é o Hurricane, nunca irá falhar (como é do mesmo tipo do Pokémon, o Hurricane tem o poder aumentado em metade), o que lhe permite destruir qualquer Pokémon que seja fraco a Flying ou com pouca defesa especial sem grandes esforços e tudo o que resistir, sofrerá ainda quantidades de dano elevadas e ainda tem uma chance de 30% de ficar confunso. Analisemos então os prós e contras do Mega Pidgeot:

Prós:

-Bases defensivas de 83/80/80 permitem-lhe aguentar bem golpes, não é nada de especial, mas ainda o ajudam a conseguir aguentar pelo menos dois golpes antes de ser derrotado.

-Base 121 de Speed é excelente, o que lhe permite ultrapassar uma enorme porção do metagame (cenário competitivo), sendo que em muitas ocasiões será o primeiro a atacar.

-Tem acesso a U-Turn, o que permite ao mesmo fugir enquanto causa danos caso o oponente tenha vantagem sobre o mesmo.

-Tal como referido anteriormente, não precisa de se preocupar em falhar os Hurricanes, graças a No-Guard.

-É Flying type, o que o deixa imune a Spikes, Toxic Spikes e o pior de todos, Sticky Web, tal como a um dos tipos ofensivos mais vistos, Ground, nomeadamente na forma de Earthquake.

-Como é um atacante especial, não precisa de se queimar caso seja burn, visto que burn reduz o Attack em metade e não o Sp.Atk e também não se precisa de preocupar com Intimidates.

-Pode recuperar 50% da vida com Roost.

Contras:

-Apesar de ter um Speed extraordinário, também há imensos Pokémons com moves prioritários, o que pode ser um problema para o Pidgeot (principalmente Ice Shar Mamoswine).

-Embora Flying type seja uma benção para se proteger de 3 dos 4 entry hazards (Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web), não o protege do mais comum de todos (Stealth Rock) e como Flying é fraco a Rock, caso a Stealth Rock esteja em campo, perderá 25% da vida cada vez que entrar.

-É uma Mega evolução, logo a não ser que se seja o Mega Rayquaza, o item slot estará ocupado pela Mega Stone, o que o impede de usar items que seriam uteis ao Mega Pidgeot, tal como Life Orb ou Choice Specs.

-Base 135 é bastante boa, no entanto, no caso de um Mega, poderia ser mais elevada, visto que mais uma vez, não se pode usar items que aumentem o poder dos ataques (Life Orb por exemplo), logo deixa um pouco a desejar quando comparada com outros Megas.

-É imune a tipos bastante comuns do metagame, tais como Ice e Electric.

-Não tem moves que lhe permitam aumentar o ataque especial.

-A sua movepool especial é muito escassa, sendo que nem tem nenhum ataque de tipo Normal especial de jeito (o Hyper Beam deixa-o a recarregar, o que dá hipótese a que depois um Pokémon faça set-up com por exemplo Dragon Dance e te limpe o resto da equipa).

-Tal como atinge sempre, também é sempre atingido.

Bem, apesar de ter recebido Mega, o Pidgeot ainda é um Pokémon que não se irá sobresair muito, pelo simples facto de a sua movepool especial ser escassa, no entanto, não deixa de ser um Pokémon forte, mas vão querer fazer uma team assim focada nele que lhe consiga dar o support necessário para o seu sucesso. Assim que aqui vai a minha sugestão para um set que possam usar, que funciona bem, quer em Singles, quer em Doubles:

Mega Pidgeot

Item: Pidgeotite

Nature: Timid (ou Modest, caso prefiram ter mais Sp.Atk que Speed, no entanto o Speed é o stat mais importante, daí preferir Timid).

IVs: 31/30/30/31/31/31 (já explicarei porquê).

EVs: 252 Sp.Atk; 252 Speed; 4 HP.

Moves: Hurricane;

                Heat Wave;

                Hidden Power Ice;

                U-Turn/Protect (U-Turn para singles, Protect para Doubles).

Para aqueles que não sabem, o tipo do Hidden Power é afectado pelos IVs, algo que eu pretenderei explicar quando lançar o PokéNavegador lançar o seu guia para os que se sentirem com vontade, embarcarem no mundo competitivo de Pokémon, mas disclaimers à parte, voltemos ao assunto. Hurricane é basicamente o ataque principal do Pidgeot, visto que atinge com força e tem uma chance de 30% de confudir aqueles que sobreviverem. Heat Wave ajuda a atingir com força os Pokémons de tipo Steel que têm resistência ao Hurricane, enquanto que também atinge com força os Pokémon de tipo Ice, que conseguem atingir com força os de tipo Flying. Hidden Power Ice é para tratar dos Dragões e dos de Tipo Ground, nomeadamente 2 Pokémons que parece que o pessoal adora usar, tais como Landorus e Garchomp, que possuem quadrupla fraqueza a Ice. U-Turn basicamente é para fugir de tudo o que o Mega Pidgeot perderia num combate de 1 vs 1, enquanto causa dano, o que poderá por vezes colocar o Pokémon em KO Range ou quebrar um item que o pessoal adora chamado Focus Sash. Para Doubles sugeri o Protect, visto que quando bem usado, é divertido ver o oponente a queimar turnos para nos atingir.

Bem, por agora é tudo, espero que tenham gostado e espero que para aqueles que queiram aprender a jogar competitivamente que tomem atenção, pois apesar de ainda não ter data definida, será feito um guia que vos ajudará a perceber como funciona e como poderão entrar no mundo competitivo.

~Sparkxs