Pokémon OR/AS análise competitiva - Serperior

02-02-2015 21:39

Disclaimer: Depois de um mês atribulado devido a assuntos académicos, finalmente estou de volta e desta vez como o título indica, o Pokémon da análise será o Serperior.

Se notaram no padrão anterior, as análises costumam ser feitas a Megas novos, no entanto, desta vez, decidi dedicar-me aos starters de Unova, uma vez que os mesmos à relativamente pouco tempo receberam as suas Hidden Abilities (à excepção do Samurott).

O Serperior é um Pokémon curioso, pois é bastante rápido, no entanto os seus stats ofensivos são horríveis para um inicial completamente evoluído, pelo qual entende-se que a gamefreak tenha tido como objectivo fazê-lo uma espécie de Pokémon defensivo rápido, o que não me admirava nada, uma vez que o mesmo até tem stats defensivos bastante razoáveis, no entanto, nada de especial, uma vez que há Pokémons que embora mais lentos, mas que aguentam bem melhor golpes do que o Serperior, fazendo com que não haja motivo nenhum para escolher o Serperior, certo? Bem, sim, está correcto, no entanto, graças ao evento, o Serperior finalmente ganhou a tão aguardada ability, Contrary. E como o próprio nome da ability sugere, Contrary, reverte as mudanças de stats, por exemplo, o move Swords Dance que normalmente aumenta o atk em dois níveis, no caso do Serperior, iria baixar-lhe o atk em dois níveis. Então, porque é o Contrary uma ability tão boa para o Serperior? Simples, a respostas está no move Leaf Storm, um poderosíssimo ataque de tipo erva com um power de 130 que baixa o sp.atk em dois níveis em situações normais, no entanto, como já devem ter percebido, graças ao Contrary, por cada Leaf Storm que o Serperior fizer, o seu sp.atk irá aumentar dois níveis, ficando muito mais forte a cada Leaf Storm.  Demos uma vista de olhos aos prós e contras:

Prós:

- Tem as bases defensivas de 75/95/95, o que é razoavelmente bom, aguentando sem grandes problemas ataques neutros.

- Uma base de speed de 113 é espectacular e ajuda-o a ultrapassar grande do cenário competitivo.

- Com Contrary, Serperior em apenas 3 turnos consegue maximizar o seu sp.atk ao máximo, alcançando níveis monstruosos enquanto causa bom dano, graças ao Leaf Storm.

- Como será usado como Special Attacker, não tem que se preocupar com Intimidate ou Will-o-Wisp.

Contras:  

- Tanto o atk como o sp.atk são de apenas 75 algo que como referi anteriormente, é patético, mesmo que se invista ao máximo, o Serperior ainda terá dificuldade antes do 1º/ 2º Leaf Storm

- É Grass type, o que é um typing horrível, uma vez que tem fraquezas a Fire, Flying, Bug, Poison e Ice, sendo todos eles ataques comuns (poison nem tanto, no entanto, devido à presença das fairies, tem havido uma tendência para aumentos).

- Para um special attacker, a sua special movepool é bastante escassa, sendo que os moves minimamente viáveis que tem são: Leaf Storm, Hidden Power (Ground/ Rock/ Fire), Dragon Pulse e Giga Drain.

Com isto creio que apontei bem os aspectos fortes e os aspectos fracos do Serperior, assim que passemos então à movepool que vos sugiro:

My Storm shall Leaf your team begging for mercy (peço desculpa pela pun)

Item: Focus Sash/ Life Orb

Nature: Timid

EVs: 4 Hp/ 252 Sp.atk/ 252 Speed

Ability: Contrary

Moves: Leaf Storm

                Hidden Power (Ground/ Fire/ Rock)

                Dragon Pulse/ Glare/ Protect

                Giga Drain

O Protect é um move fundamental para Doubles, assim que caso queiram usar o Serperior no formato de VGC, escolham o Protect em vez dos outros dois. Leaf Storm é obrigatório, uma vez que é o move chave deste moveset, pois é graças a ele que o sp.atk do Serperior chega a níveis que fazem o próprio Arceus tremer de medo. Hidden Power é fundamental para coverage, apesar de ter sugerido 3 tipos, o Rock é o menos aconselhável, assim que Ground é bom para tratar de tipos comuns, tais como Fire, Steel, Poison e Electric enquanto Fire permite o Serperior derrotar outros Pokémons do mesmo tipo que ele, de Steel, Ice, etc. ou seja, o Hidden Power que escolhem, está relacionado com os tipos que querem que o Serperior tenha vantagem. Dragon Pulse é excelente para limpar Dragões, visto que há muitos Pokémons de tipo Dragon devido aos seus stats elevados e dá boa coverage no geral. Glare é bom para Speed control, visto que paralisa qualquer tipo de oponente (excepto Electric types). Giga Drain é excelente para depois de uns Leaf Storms, recuperarem boas porções de vida e combina bem quer com o Focus Sash (que vos deixa a 1 de HP se um ataque vos derrotasse, ou seja, o Serperior, caso use este item, depois pode usar o Giga Drain para recuperar vida e ficar numa margem mais confortável de HP) ou com o Life Orb (que aumenta o poder dos ataques em 30%, no entanto, tira-vos 10% a cada move ofensivo, sendo que com o Giga Drain, o recoil da Life Orb é anulado).

 

Espero que tenham gostado, o Serperior é um Pokémon bastante simples de usar e bastante forte, sendo capaz de devastar equipas inteiras que não estejam preparadas para o mesmo, assim que espero que tenham gostado e caso queiram receber o Serperior com Contrary, o código é POKEMON497.