Previsões competitivas: Mega Sceptile

17-10-2014 21:58

Boa noite treinadores,

Como o título indica, a partir de agora, tentarei diariamente colocar as minhas previsões relativamente às novas mega evoluções no cenário competitivo.

Como podem ver pelo título, hoje falarei do Mega Sceptile, um mega que pessoalmente é aquele que me deixa mais ansioso por o experimentar.

Os stats do Sceptile são os seguintes: HP: 70; Atk: 85; Def: 60; Sp.Atk: 105; Sp.Def: 85; Speed: 120

De acordo com o que se conseguiu decifrar no demo, o Mega Sceptile terá as seguintes base stats: HP: 70; Atk: 110; Def: 70; Sp.Atk: 145; Sp.Def: 80; Speed: 145

Como podemos ver, o Sceptile fica Erva/Dragão recebeu um enorme aumento no Ataque Especial (+40), um aumento razoável na Velocidade e no Ataque (+25 em ambos) e um ligeiro aumento na Defesa (+10), fazendo do Sceptile um sweeper poderoso e dos mais rápidos, mas um pouco frágil. Para além da enorme presença ofensiva, o Mega Sceptile é praticamente imune a todo o tipo de tentativas de “inutilização” digamos, visto que as formas mais comuns são: queimar o oponente (algo que não afecta muito o Mega Sceptile, visto que ele ou é puro atacante especial, ou um mix, mas mesmo que seja mix, continuará a focar-se maioritariamente no Ataque Especial). A outra forma de inutilização é a partir de paralisação, que reduz o speed para 40% do total, no entanto, qual é o método mais comum usado no cenário competitivo para paralisar? Exactamente é o Thunder Wave, à qual o Mega Sceptile não só é imune, como ainda lhe aumentaria o seu já enorme ataque especial para níveis ainda mais assustadores. 

No entanto, nem tudo são rosas e flores para o Mega Sceptile (apesar de ele ser de tipo erva), ele é um pouco frágil e Pokémons, como por exemplo o Talonflame facilmente o derrota com um Brave Bird prioritário ou o Mamoswine que basta um Ice Shard para derrotar o Sceptile (quadrupla fraqueza a gelo não ajuda). Apesar destas desvantagens, Mega Sceptile é um Pokémon que terá bom uso em singles e um excelente uso em doubles. Em singles ele facilmente derrota qualquer dragão, visto ser o mais rápido de todos (a não ser que os outros tenham Choice Scarf), consegue derrotar ameaças tais como o Azumarill, o Keldeo e o Rotom-Wash em um só golpe e ainda agradece que o mesmo tente fugir com Volt-Switch (não só anula o ataque como ainda fica mais forte). Perde a fraqueza a fogo e com o ataque de 110 ainda tem percentagens elevadas de derrotar Mega Charizard Y com um só golpe com Rock Slide. Relativamente ao Mega Charizard X não vale a pena falar (visto que ele fica dragon type e não o vejo a querer sofrer um Dragon Pulse).

Em Doubles, o Mega Sceptile terá um uso elevado, visto que absorve qualquer ataque eléctrico, contrariando pranksters de thunder wave e se for colocado com um Pokémon com follow-me ao lado, consegue derrotar Mamoswine com um só golpe, enquanto este vê o seu Ice Shard redireccionado, sendo assim obliterado com uma Energy Ball e o mesmo ocorre com o Talonflame, que vê o Brave Bird redireccionado, ficando sujeito a levar com Rock Slide ou Hidden Power Rock. No entanto, o jogador à que ter em atenção Pokémons como Mega Gardevoir ou Mega Abomasnow que possuem ataques AoE tais como Hyper Voice (fica fairy com o Pixilate) ou Blizzard, fazendo com que um um Pokémon com Wide Guard ou com vantagem sobre estes seja necessário.

Os moves que mais veremos o Mega Sceptile a usar serão: Energy Ball, Leaf Storm, Dragon Pulse, Detect ou Protect (pouco em singles, muito em doubles), Hidden Power Fire ou Hidden Power Rock.

Espero que tenham gostado deste artigo, amanhã espera-vos o Mega Swampert.

~Sparkxs.